Eles ingressaram há pouco na graduação, mas já estão desempenhando a prática da entrevista. Os acadêmicos da 1ª fase de Jornalismo da UniSatc participam do projeto “Veículos de Comunicação e a rotina de produção dos jornalistas”. A atividade, desenvolvida na disciplina de Jornalismo e Profissão, com a professora Lize Búrigo, já trouxe o debate para a sala de aula. 

“A ideia é fazer com que os acadêmicos tenham contato com profissionais da área. Por meio de seus depoimentos eles conheçam as rotinas de produções jornalísticas de cada veículo”, afirmou Lize. 

Entre os acadêmicos a atividade contou com a participação do estudante Laélio Inácio que, apesar de ser portador de deficiência visual, enfrentou as câmeras de televisão. Ele fez uma entrevista com a jornalista Eliane Gonçalves, ao lado da colega Natália Chaves Pinto.

“Foi uma experiência válida. Estava um pouco nervoso, porque é tudo muito novo, um ambiente desconhecido. Mas deu tudo certo. Tive que tomar cuidado para não virar o rosto em direção ao som, já que nos guiamos por ele, e ficar com o rosto fixado na câmera”, ponderou Laélio. 

A série de entrevistas já contou com a mídia impressa, com o jornalista Erik Borges, que atua no jornal Tribuna de Notícias. Outros profissionais também vão participar, com o intuito de envolver as áreas de rádio, assessoria de imprensa e portal de notícias.  

“Ser jornalista nos proporciona muitas possibilidades de trabalho. Essa atividade vem para mostrar aos nossos estudantes algumas das possibilidades que o mercado tem para oferecer. Ainda mais que procuramos desenvolver técnicas de entrevista, além de o primeiro contato, com microfones, câmeras e roteiros de produção”, ressaltou a professora.  

Aulas práticas são comuns na UniSatc

As atividades são dinâmicas, desenvolvidas no estúdio de TV e com transmissão no canal do curso de Jornalismo UniSatc no Youtube, e também no estúdio de rádio. As ações vêm reforçar uma das propostas do Centro Universitário, que estimula a aula prática como ferramenta importante no aprendizado dos acadêmicos.

“Não abdicamos da parte prática, é nisso que acreditamos e é isso que procuramos trazer para nossas aulas, tomando os cuidados necessários. Continuamos com a proposta do aprender fazendo”, reforça o pró-reitor de ensino e extensão da UniSatc, Jovani Castelan.