Projetos sociais
e ambientais Satc

Confira nossa
vitrine social

Nossa forma de comunicação transparente sobre os projetos que exercemos para todos.

Projetos filantrópicos que visam estimular as boas práticas entre estudantes colaboradores e a comunidade.

Confira as vitrines passadas

Atentos pelo
nosso futuro

Gestão de
emissão de CO²

Para reduzir a emissão de CO2, a frota de veículos da instituição passa por manutenção preventiva e periodicamente é analisada a emissão de fumaça preta nos veículos a Diesel e tomadas ações de correção quando os parâmetros estiverem fora dos determinados pela legislação.

Treinamentos
internos

Os treinamentos internos de gestão ambiental acontecem de forma online e presencial, a fim de conscientizar sobre os impactos ambientais, redução de geração de resíduos, processo de reciclagem de resíduos e indicadores ambientais.

ISO 14.001

Em 2008, recebemos a certificação ISO 14.001, que determina seu comprometimento com a redução de impactos ambientais no processo interno. 

A SATC foi a primeira instituição de ensino de Santa Catarina e a quarta no Brasil a receber essa certificação.

Responsabilidade ambiental

Otimização de recursos

Para a otimização de recursos hídricos são utilizadas válvulas e torneiras com sistema de acionamento mecânico com retorno automático, com o objetivo de evitar desperdícios e promover a utilização consciente deste recurso natural. São realizados tratamentos dos efluentes sanitários e físico-químicos provenientes de laboratórios, banheiros e cozinhas com o objetivo de adequar os efluentes a legislação vigente.

Coleta seletiva

Cerca de 90% de todo o resíduo gerado pela Satc é reciclado ou reutilizado.

Os resíduos não reciclados são encaminhados para aterros sanitários licenciados para cada tipo de resíduo em questão.

Eficiência energética

A substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED prioriza materiais com maior durabilidade e maior eficiência energética, reduzindo custos de manutenção e operação e consumo de energia, com um menor impacto sobre o meio ambiente.

Centro de triagem

A triagem é fundamental para o reaproveitamento de materiais descartados.

Na Satc, os resíduos são separados para serem destinados a um local ecologicamente correto.

Compostagem

A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos orgânicos gerados na Satc. Esses resíduos se transformam em um material rico em nutrientes para ser reutilizado no solo.