Mestrado em

Engenharia Metalúrgica

Mensalidade

Período

Noturno

Mais detalhes

Modalidade

Presencial

Tipo de curso

Mestrado

Tempo de conclusão

2 anos

Carga horária

300h

Início das aulas

Local

Criciúma - SC
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Tem interesse a respeito do curso?

Deixe seu contato e tire suas dúvidas conosco sobre o curso.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Fique por dentro

Conheça mais sobre o curso de Engenharia Metalúrgica com nosso vídeo

Amplie suas capacidades de conhecimento

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária

Tem interesse a respeito do curso?

Deixe seu contato e tire suas dúvidas conosco sobre o curso.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O que oferecemos na nossa formação em Engenharia Metalúrgica

O Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica do Centro Universitário Satc (UniSatc) apresenta corpo docente qualificado com 100% de doutores, além de uma estrutura curricular que articula conhecimentos técnicos e científicos. Um curso totalmente atual, apresentado por docentes externos de renome nacional e internacional, com atividades práticas e experimentais, orientadas por professores da instituição.

Objetivo do curso

Nosso curso busca contribuir com o setor produtivo nacional, no sentido de agregar um nível maior de produtividade nas empresas e organizações.  O profissional que optar em se especializar ainda mais nesta área, contará com seminários e Tópicos Especiais em Engenharia Metalúrgica para desenvolverem ainda mais seus conhecimentos e habilidades.

Nosso Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da UniSatc – PPGEM-UniSatc, tem por objetivo a formação de Mestres em Engenharia nas seguintes Especialidades: Processos de fabricação, abrangendo a usinagem, fundição, soldagem, forjamento e conformação de chapas, caracterização e seleção de materiais, que aborda a pesquisa em tratamentos térmicos e superficiais, novas ligas, materiais compósitos e biomateriais.

Para quem é o curso

Nosso mestrado é voltado para egressos das graduações em Engenharias, Tecnologias e profissionais graduados em outras áreas que estejam vinculados ao setor metalúrgico.

Queremos capacitar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, visando atender demandas sociais, organizacionais e do mercado de trabalho.

Habilidades fundamentais

Nosso propósito é de transferir conhecimento para a sociedade, atendendo demandas específicas e de arranjos produtivos com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local.

Nosso curso visa promover a articulação integrada da formação profissional com entidades demandantes de naturezas diversas, visando melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas e geração e aplicação de processos de inovação apropriados.

Metodologia

  • Conceitos e teorias;
  • Ensaios Mecânicos;
  • Ciência dos Materiais;
  • Processos de Fabricação;
  • Estatística Aplicada à Engenharia;
  • Tópicos Especiais em Engenharia Metalúrgica.

Para uma formação ainda mais completa, dispomos de 16 laboratórios usados pelo mestrado para as aulas práticas e experimentos. O mestrado em Engenharia Metalúrgica UniSatc, utiliza toda infraestrutura da Satc, laboratórios do Centro Universitário – UniSatc e Centro Tecnológico Satc.

 Além disso, o curso é dividido em 09 (nove) disciplinas, das quais 4 (quatro) são obrigatórias e 5 (cinco) são eletivas. As disciplinas estão organizadas em créditos, dos quais são necessários 18 créditos para cumprimento integral da carga horária relativa às disciplinas.

Além das disciplinas, o aluno deverá concluir a dissertação e ser aprovado mediante banca avaliadora, para obter o diploma.

Conteúdos atuais

O mercado produtivo sempre está em movimento e procurando por profissionais que façam a diferença na eficiência dos serviços e nos resultados finais da empresa.

Por isso, nosso mestrado em Engenharia Metalúrgica foi pensado para a formação de egressos dos cursos de graduação em Engenharia e Tecnologias e profissionais graduados destas e de outras áreas que estejam vinculados ao setor metalúrgico e metal mecânico.

Os novos mestres poderão ocupar posições de responsabilidade em empresas privadas e estatais, particularmente vinculadas aos setores de pesquisa e desenvolvimento. Os alunos poderão atuar em áreas relacionadas com Industria Petroquímica, Eletro-Eletrônica, Engenharia Biomédica, Indústrias de Transformação, Mecânica, Aeronáutica e outras.

Caminhos da carreira de Engenharia Metalúrgica

O Mestrado Profissional em engenharia metalúrgica (PPGEM – SATC) busca, através da qualificação avançada, preencher uma lacuna por profissionais qualificados, visando atender as demandas das indústrias que carecem por mão de obra qualificada, resolvendo problemas de caráter industrial, regional e social.

Neste sentido, a formação, por meio de um mestrado profissional, mais aprofundada na área metalúrgica, está proporcionando uma nova visão crítica no que concerne a resolução de problemas e crescimento da indústria regional, estadual e brasileira.

Também tem como resultado a inserção no mercado de trabalho desses profissionais na área da educação técnica e de nível superior para atender a demanda regional por este profissional qualificado. Visamos o aprimoramento técnico e científico dos engenheiros e tecnólogos, buscando a inovação nos processos de fabricação, na caracterização e seleção de materiais e o desenvolvimento de novas tecnologias de projeto e simulação de processos metalúrgicos.

Entre em
contato

Recepção
Atendimento
Coordenação
Anderson Daleffe
Anderson Daleffe
Secretário de departamento
FAQ

Aqui vão algumas respostas
das perguntas mais frequentes

Sobre os 
mestrados

O mestrado, exige que o estudante desenvolva um trabalho de pesquisa científica ou tecnológica para que, ao final, seja entregue uma dissertação (a qual não precisa ter um tema inédito). Nesse trabalho, o aluno explica os tópicos que foram abordados e analisados ao longo do curso/dissertação, além de apresentar uma conclusão.

Os mestrados profissionais têm como principal objetivo transferir o conhecimento técnico-científico para o mercado de trabalho em uma maior velocidade. Ou seja, ele foca na atuação do profissional no mercado e como aquele conhecimento pode impactar a sua experiência e o serviço daqueles com quem ele se envolve. Há um destaque muito grande para as tecnologias que são aplicadas ao desenvolvimento de novos processos, materiais e produtos. 

Já os mestrados acadêmicos são mais focados no desenvolvimento de um conhecimento a respeito de um tema que seja de grande importância para a sociedade ou genérico como um todo e não apenas para o mercado de trabalho.

Logo o mestrado profissional está diretamente ligado ao mercado de trabalho e indústria oferecendo, uma espécie de via dupla de conhecimento, experiencias e inovação entre escola e indústria.

Sim, o mestrado profissional habilita o mestre para lecionar nas áreas em que estudou.

Não é necessário ter um tema definido no ato da matrícula, embora alguns alunos já possuam temas de pesquisa previamente definidos. Ao longo das aulas, (disciplinas), o aluno deve definir o tema de pesquisa e escolher o seu professor orientador.

O mestrado profissional em engenharia metalúrgica UNISATC está sendo ofertado nas sextas feiras período matutino e vespertino e aos sábados no período matutino com intervalos quinzenais.

Ficou com alguma dúvida?

Talvez se interesse por

O que está esperando?
Faça parte da UniSatc

Ementa do curso

Docentes