Mina de Visitação Octávio Fontana

A Mina de Visitação Octávio Fontana, é uma atração turística de Criciúma, Santa Catarina, Brasil. Seu trajeto conta parte da história da extração carbonífera do município. 

Têm interesse em visitar?

Deixe seu contato e saiba mais.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Mina de Visitação Octávio Fontana

A Mina de Visitação Octávio Fontana, é uma atração turística de Criciúma que conta parte da história da extração carbonífera do município.

O espaço de 15 mil metros quadrados localizado no bairro Naspolini abrigava a antiga Mina São Simão, que funcionou até 1994. Após estudos, a prefeitura, considerou o local como ideal para sediar o novo ponto turístico de Criciúma, passando a ser a única mina de carvão aberta para visitação na América Latina e uma das quatro no mundo.

A experiencia inicia já no museu de superfície, onde os turistas entram em contato a história do local, através de áudios visuais e das maquetes que mostram o processo de extração de carvão mineral. Na sequência vem a visita no interior da mina, que poderá ser realizada a pé ou em uma réplica da locomotiva a vapor, alemã, J. A. Maffei modelo 1922.

Durante a viagem no interior das galerias, os turistas vislumbram à religiosidade, as ferramentas, os modos e locais de trabalhos dos mineiros, além ter a sensação de voltar para o tempo em que a mina estava em funcionamento.

O público visitante da Mina é bastante eclético e oriundo de todas as regiões do Brasil, das Américas e da Europa. Sendo  muito comum a presença de famílias fazendo um passeio dominical.

A mina leva o nome de Octávio Fontana, que nascido no bairro Naspolini, esteve muito anos à frente da Mina São Simão, como empreiteiro, com concessão para a extração do carvão.

A mina está aberta ao público na segunda feira das 14h às 18h e de terça feira a domingo das 9h às 12h e das 13h às 18h. Tendo como valor de ingresso R$ 16,00 inteira e R$ 8,00 a meia entrada.

Para maiores detalhes sobre o passeio ou outros eventos desenvolvidos nas dependências da mina, entre em contato através do telefone (WhatsApp) (48) 3445-8734

Duvidas frequentes?

  1. É necessário fazer agendamento?

R: Preferencialmente, para a melhor organização das visitas. 

  1. É obrigatório o uso de capacete no interior da Mina de Visitação?

R: Sim, o capacete é um item de segurança obrigatório durante todo o passeio no interior da mina. 

  1. Qual a idade mínima para fazer a visita?

R: Idade mínima de 3 anos. 

  1. Quem tem direito a meia entrada?

R: Professores, estudantes, doadores de sangue e idosos acima de 60 anos.

Eventos

Registre seu evento conosco, alugue para para realizar ensaios fotográficos, palestras, eventos particulares

Entre em
contato

Contato