Dos 20 computadores que estavam armazenados e sem uso em uma escola da rede pública estadual, 17 foram restaurados por alunos do Colégio Satc. A manutenção foi realizada pela 1ª fase do curso técnico em Informática. Com a ação, as máquinas voltarão a ser usadas em salas de aula por professores e alunos.
Para realizar a atividade, os estudantes colocaram em prática o conhecimento adquirido na disciplina de Arquitetura de Computadores. Segundo o professor, Marcelo Amoroso, foram realizadas a limpeza, manutenção e formatação das máquinas. “Na disciplina, os alunos estudam a função de cada componente de uma máquina usual. O trabalho social realizado aproximou eles das possíveis atividades que, assim que formados, estarão realizando”, comenta.
Computadores auxiliam no processo de aprendizagem
Os computadores restaurados são da Escola de Ensino Fundamental Profº Lapagesse, e para o diretor, Daniel Bernardo da Silva, vão possibilitar melhorias no processo de ensino e aprendizagem.
“Quanto mais recursos multimídias, melhor e mais eficiente é o rendimento de nossos alunos nos estudos”, ressalta.
Curso prepara alunos para atuar em diferentes áreas
O curso técnico em Informática do Colégio Satc tem como objetivo a formação de profissionais que possam desenvolver programas, solucionar problemas computacionais, realizar testes de software e executar a manutenção de programas em computadores.
Para isso, são disponibilizados laboratórios de informática com os programas necessários para execução de projetos, além de possuir um laboratório de conversação e outro de redes.
As aulas são totalmente práticas, preparando o aluno para atuar em empresas de programação, desenvolvimento de sistemas, redes de computação, tecnologia da informação e também trabalhar autônomo.
Com uma matriz curricular atualizada, o curso técnico em Informática prepara os alunos para atuar no setor, que surge com uma demanda crescente na região. As aulas são realizadas no período vespertino.