Altas temperaturas e calor à flor da pele. Não dá para negar: o verão chegou. A estação é marcada pela utilização de ventiladores, ar-condicionado e também no consumo de alimentos gelados, como os próprios sorvetes. Mas a principal atenção neste período do ano deve ser na hidratação e no consumo de água regular durante o dia. 

Segundo a nutricionista, Louyse Sulzbach Damázio, devido às altas temperaturas e

à incidência forte dos raios solares, a tendência de desidratação se torna frequente, principalmente, causada pela produção de suor. 

“É de extrema importância durante o verão priorizar o consumo de água frequente e também de frutas que produzem bastante líquidos. Assim, mesmo com o calor e com as incidências dos raios solares, o corpo se manterá hidratado constantemente”, ressalta. 

Benefícios da água no organismo 

De acordo com Louyse, o consumo da água é essencial, porque quando se está hidratado o organismo fica em bom funcionamento. Ajuda a melhorar as atividades celulares, o processo de funcionamento dos rins, regular a pressão e a digestão corporal.

“Com isso, percebemos que todo nosso corpo depende de água para estar em ótimo funcionamento. Em contrapartida, se não ocorrer a hidratação de forma regular, causará desidratação, e também comprometerá todos esses processos que o organismo necessita para ficar saudável”, pondera. 

Qual a melhor forma de ficar hidratado? 

Para realizar uma boa rotina de hidratação, a dica que Louyse traz é sempre manter a garrafinha de água perto. As pessoas costumam esperar sentir sede para consumir água, sendo assim, acabam não formulando rotinas de hidratação em suas vidas. 

“Além disso, o consumo de água correto depende do peso e idade de cada pessoa e, não deve ser apenas no verão. São hábitos que devem ser constantes, independente, da estação do ano que está no momento”, estabelece   

A nutricionista ainda afirma que na produção da própria urina, já conseguimos saber se estamos hidratados ou não. O objetivo ideal é buscar sempre deixá-la transparente ao fim do dia. Entretanto, não adianta consumir toda a quantidade de água faltando rapidamente.