Todos os anos diversas atividades são realizadas em Santa Catarina em prol da Semana do Meio Ambiente. As ações, em geral, visam um único propósito, a conscientização da população sobre as causas ambientais da região. Alguns dos principais desafios enfrentados no território sulista em questão ambiental, inclui algumas formas de como a população pode cooperar com a causa em hábitos do dia a dia.
“Um dos maiores desafios que enfrentamos na nossa região é em relação as águas, a falta de tratamento de esgoto, a contaminação por meio de indústrias, e isso acaba prejudicando na disponibilidade de recursos hídricos. Como solução, é importante as empresas fazerem os tratamentos corretos dos resíduos”, afirma a bióloga especialista do Centro Tecnológico Satc (CTSatc), Regina Fernandes.
Outro ponto colocado pela bióloga, foi sobre ações que podem ser realizadas no cotidiano. Cuidados básicos que as pessoas podem ter e, casa: como, “Descarte adequado de resíduos, não jogar o lixo na rua, evitar queimadas e cumprir a legislação principalmente”, destaca a especialista sobre algumas ações de fácil implementação na rotina dos catarinenses.
Se colocadas em prática, tais práticas terão impacto ambiental positivo na região, mas no país como um todo. “A legislação brasileira é uma das melhores do mundo, se fosse colocada em prática teríamos um meio ambiente perfeito”, pontua Regina.
Dentro da temática, a participação governamental pode ser percebida em algumas propostas. “Sobre políticas públicas, temos algumas em nossa região, as Área de Proteção Ambiental (APA) que são os parques de preservação, as coletas seletivas e outros projetos também relacionadas a preservação e proteção do meio ambiente”, explica.
A criação e implementação de projetos voltados a esta área é de suma importância para um real progresso ambiental no estado. O recado final da profissional do CTSatc é: “A preservação do meio ambiente não deve ser lembrada apenas agora, tem que ser uma ação contínua, devemos lembrar que sem ele nós não sobrevivemos”, pontua.
Eventos Ambientais
Durante toda a Semana alusiva ao Meio Ambiente, ações especiais foram desenvolvidas em Criciúma.
O primeiro evento foi realizado no dia do meio-ambiente, que é comemorado em cinco de junho. O ‘Evento Movimento ODS’ (Objetivos Desenvolvimento Sustentável), ocorreu das 09h da manhã às 11h30, na praça Nereu Ramos. A ODS Consiste em um movimento social de caráter apartidário, constituído por voluntários, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira.
Na quinta-feira (6) sucedeu o segundo evento. ‘Palestra sobre Meio Ambiente em Criciúma’. Tendo início às 15h30 no Colégio Satc.
Matéria produzida pela acadêmica: Sara Gekas