Parar e pensar em soluções para a preservação ambiental também deve fazer parte dos espaços educacionais, principalmente, na primeira infância. Isso porque, a construção da conscientização pode começar com os alunos mais novos, que estão tendo contato com novas aprendizagens a todo momento. Foi pensando nisso, que a Educação Infantil do Colégio Satc realizou uma ação coletiva visando contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os alunos tiveram uma aula especial na última quinta-feira (23) para a confecção de Ecobags a partir da reutilização de calças jeans.
A proposta iniciou com o estudo dos pequenos sobre práticas que viabilizam a reutilização de materiais, temática essa ligada ao ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. “Estamos abordando com os alunos a diminuição do desperdício e conscientizando eles sobre a temática, para que possam se questionar, vou descartar esse material ou será que posso transformá-lo em algo novo?. No Infantil V falamos dessa questão do resíduo se modificar em algo e surgiu a ideia da calça jeans, pois ela leva muito tempo para se decompor e queríamos dar uma nova vida a ela”, explica a professora do Colégio Satc, Taís Ágda da Rosa.
A ação teve apoio da designer de moda, Marilyn Thiesen Honório, que ministrou a aula especial ensinando as crianças sobre como confeccionar as Ecobags. “Eu tenho um brechó na cidade de Araranguá, lá eu produzo essas sacolas e entrego para cada cliente que faz uma compra como forma de presente, mas também, como forma de conscientização, mostrando que a bolsa é um símbolo de sustentabilidade”, conta Marilyn.
Além de realizar a mobilização entre os alunos sobre a causa, as professoras pensaram em proporcionar uma experiência de fato aos alunos. “Cada turma está desenvolvimento um projeto e nos unimos nessa ação para poder trabalhar dentro e fora da sala de aula. No Infantil IV estamos trabalhando sobre a preservação do planeta, da consciência da produção de lixo, consumo consciente e essa atividade materializa o que os alunos estão aprendendo”, destaca a professora do Colégio Satc, Giovana Daleffe.
Além do ato de doação, sustentabilidade e transformação de um material em algo novo, os pequenos no Infantil III aprenderam sobre as oportunidades. “Estamos trabalhando o projeto dos sentimentos e sensações, por serem os alunos menores focamos nas percepções deles e como se sentiram ao aprenderam a costurar uma bolsa com o material que trouxeram de casa como forma de doação”, enfatiza a professora do Colégio Satc, Ana Júlia Warmling.
Para a concretização da iniciativa, todos os alunos ganharãoas Ecobags confeccionada pela designer Marilyn e poderão customiza-la para utilizarem em suas casas.