Compreender quais os temas que norteiam quem discute inovação no mundo. Essa é a proposta do South Summit 2022, um dos maiores eventos da temática mundial. Realizado em Porto Alegre, nesta semana, o South Summit contou com representantes da equipe de inovação da Satc acompanhando as discussões.
“Muitos projetos relevantes, nas áreas de tecnologia, saúde e construção, foram apresentados. Isso permitiu que tivéssemos contato com esse ecossistema de inovação mundial, que nos dá diretrizes de que caminhamos na reta certa”, explicou o head de Inovação da Satc, Gustavo dos Santos De Lucca.
Acompanhado da professora Pâmela Milak, coordenadora do Programa de Empreendedorismo Criativo da Satc (PEC), De Lucca assistiu a palestras e discussões que focaram muito na sociedade 5.0.
“O humano está no centro das atenções. Não é apenas o business, mas o social. Isso diz muito do caminho que estamos seguindo, a partir da mobilização da comunidade acadêmica no processo criativo, o que faz todo sentido aqui”, ponderou.
O South Summit ocorre pela primeira vez no Brasil, recebendo todos os integrantes do ecossistema de inovação, startups, empresas, governos e fundos de investimento. O evento iniciou quarta-feira (4) e segue até esta sexta (6), em Porto Alegre (RS).
A proposta do South Summit é promover conexões entre as partes que formam esse ecossistema. O encontro contou com mais de 300 palestrantes, brasileiros e internacionais, que se dividiram em eventos distribuídos em cinco palcos.
“Muito se falou no evento sobre a importância de inserir empreendedorismo e governança na educação de forma transversal. E quanto mais cedo melhor. Percebemos que estamos alinhados com essa nova vertente educacional por meio dos nossos programas PEC, ECC e Cocreation, em que o sucesso dos empreendimentos muito se dá pela capacidade de planejar um novo negócio é validar as etapas de sua construção”, afirmou Pâmela.