Com a proposta de habilitar profissionais ligados à mineração de carvão, para que façam a gestão, gerenciamento e, principalmente, mapas de risco das atividades envolvidas, os Cursos Livres Satc oferecem uma nova formação. O curso de Gestão e Gerenciamento de Riscos na indústria mineradora será ofertado dias 24 e 25 de junho.

Organizado pela Associação Catarinense de Engenheiros de Minas (ACEM), em conjunto com a graduação de Engenharia de Minas da UniSatc, apoio e o patrocínio do CREA-SC, o curso tem como objetivo ampliar a formação profissional.

“O licenciamento ambiental dos empreendimentos de mineração tem exigido mapas de risco para as atividades. Coisa que no passado não tínhamos conhecimento e, portanto, precisamos habilitar os técnicos envolvidos, para fazer este trabalho”, informou o engenheiro Claudio B. Zilli, presidente da ACEM.

Com 8 horas de capacitação, o curso será ministrado pelo engenheiro químico Waldemar Pacheco Junior, conselheiro do CREA e consultor na área de Engenharia.

De acordo com Zilli, o setor carbonífero precisa se manter atualizado com as exigências e legislação ambiental vigente. “Somos bastante observados pela sociedade e não podemos deixar de cumprir nosso papel. As empresas mineradoras têm compromisso assumido de respeito ao meio ambiente”, destacou.

Conforme o coordenador de Engenharia de Minas da UniSatc, André Smaniotto, a formação é voltada para profissionais que estejam envolvidos com a área ambiental nas empresas.