Representantes do setor carbonífero e governamental cumprem agenda nos Estados Unidos nesta semana. O grupo terá visitas a partir desta terça-feira (14) para conhecer projetos de recuperação ambiental que estão em andamento no estado da Pensilvânia. O foco é observar as iniciativas e trazer ideias aplicáveis para o Brasil.

“Nossa agenda é bastante extensa. O programa principal envolve projetos de recuperação ambiental em áreas de mineração. Mas, além disso, estaremos conhecendo novas tecnologias aplicáveis ao carvão mineral, CCUS e transição energética”, informou o presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan.

A comitiva liderada pela ABCM tem representantes da indústria carbonífera regional, secretário de geologia e transformação mineral do Ministério de Minas e Energia, Pedro Paulo Dias Mesquita, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e integrantes da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Entre os projetos que envolvem o tratamento e a recuperação de drenagem ácida de mina estão alguns como o “North Fork Montour Run” e AMLER, que receberão a visita da comitiva brasileira. Em South Fork, os estudos seguem para a limpeza de resíduos de carvão mineral. A iniciativa foi premiada após recuperar a área da mina em volta.

Projetos envolvem inovação e recuperação ambiental

O roteiro envolve ainda projetos como o “Pittsburgh Airport Innovation Campus”, que começou a ser idealizado em 2018 e reúne empresas de alta tecnologia. A área do Innovation Campus tem mais de 78 hectares, concentrando escritórios e espaços industriais.

A semana encerra com atividades envolvendo o National Energy Technology Laboratory (laboratório do Departamento de Energia dos Estados Unidos), que tem como foco a busca por novas tecnologias e soluções para o futuro energético.

O NETL foi parceiro da Satc na instalação da planta de captura de CO2, em fase de estudos no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). O evento, na sexta-feira (17), terá a apresentação de Zancan, que trará dados gerais sobre os estudos de CCUS, captura, utilização e armazenamento de carbono.