O ganho cultural, as relações de amizade e a possibilidade de conhecer a realidade de um país são questões que ultrapassam as barreiras territoriais. Para fortalecer ainda mais as relações entre Brasil e Itália, a Satc renovou a parceria com o Comitato Veneto de Santa Catarina (COMVESC).

O diretor presidente do Comvesc, vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Júnior, participou da assinatura, juntamente com o reitor da Satc, Carlos Antônio Ferreira. “Para nós, da Satc, é muito valioso manter essa relação com nossos amigos italianos. O ganho que se tem é intangível, seja nas questões culturais, mas, principalmente, nas amizades formadas”, afirmou o reitor.

Um dos principais atos é o intercâmbio, que a Satc realizada com instituições de ensino da região do Veneto. Essa iniciativa, que começou em 2003, já levou envolveu 223 estudantes e 40 professores da Satc e das escolas italianas.

A proposta do Comitato é ampliar as parcerias. “Nosso trabalho, nos próximos cinco anos, é valorizar as entidades culturais inscritas no COMVESC. Queremos também nos aproximar das prefeituras e fazer ações como as que são realizadas em Nova Veneza”, destacou Frigo Júnior.

O objetivo é atuar em conjunto com os poderes Legislativo e Executivo para fortalecer as entidades que valorizam a cultura italiana. A secretária de Cultura e Turismo de Nova Veneza, Carolina Warmling Ghislandi, acompanhou o diretor do COMVESC na visita à Satc.

Incentivador da parceria, o coordenador corporativo da Satc Roberto Bortolotto, faz parte da direção do COMVESC. “Os laços que construímos abriram muitas portas para nossos alunos e uniram famílias”, ressaltou Bortolotto.