Depois de dois anos sem se ver, os melhores da competição Baja SAE Brasil voltam a se encontrar. O evento nacional já tem data marcada e a equipe do Baja Satc estará mais uma vez presente. Entre os dias 20 a 24 de abril, os competidores dos principais cursos de Engenharia Mecânica do país estarão disputando as provas em São José dos Campos (SP).

A última vez em que os acadêmicos se reuniram foi em março de 2020, portanto, poucos dias antes do país ficar praticamente parado por conta da pandemia de Covid-19. Assim, retornar agora, mesmo sendo um grupo novo, é muito importante para os estudantes.

“Temos, principalmente, um grupo muito unido, que trabalhou nos últimos meses para deixar tudo certo. Procuramos ajustar situações em que houve problemas na última competição e tenho certeza que vamos representar muito bem a Satc”, explica o capitão da equipe da UniSatc, Hórus Guimarães Luciano. Junto com ele, mais 11 estudantes de Engenharia Mecânica e de Engenharia Mecatrônica e três professores estarão representando a instituição na disputa.

Nas últimas semanas, conforme o capitão, a equipe fez a checagem de todos os itens, procurando não deixar nada de fora. “Tivemos um bom desempenho em 2020 e queremos manter. Nos pontos onde houve problemas, melhoramos”, explica o coordenador do Baja Satc, professor Adelor Felipe da Costa.

A competição nacional terá 70 equipes inscritas. Nos cinco dias do evento, os acadêmicos irão apresentar os carros off-road que foram construídos para a disputa. Mas, também terão que demonstrar conhecimentos em áreas como aerodinâmica, projetos, sistemas de freios e motores.

Enduro é uma das etapas

Pela primeira vez, assim como a maioria de seus colegas, Marlos Dagostin Patrício estará no Baja SAE nacional. E terá a missão de pilotar o carro da UniSatc. “Estou confiante. Sei que é uma grande responsabilidade, mas nossa equipe está unida e fizemos vários ajustes no carro, melhorando suspensão, motor e caixa”, revela.

Uma das provas mais esperadas é o enduro, que encerra a competição no domingo (24). Marlos, que estará pilotando o carro, tem pela frente a difícil tarefa de dirigir por quatro horas em um percurso acidentado e com vários obstáculos. O grupo viaja na segunda-feira (18) à noite para São José dos Campos.

Futura turminha do Baja Satc

Os pequenos do ensino fundamental do Colégio Satc também foram convidados para participar do lançamento do novo carro. Assim, devidamente trajados e com as ferramentas em mãos, eles vieram conhecer de perto o novo veículo.