A semana dos alunos do Ensino Técnico a Distância (EAD) em Mineração do Colégio Satc foi diferente. Com o propósito de proporcionar cada vez mais experiências práticas, a instituição preparou diversas visitas técnicas aos estudantes. Uma das idas mais aguardadas era a da Barragem do Rio São Bento.

“Essa turma é formada por estudantes de todo o país, principalmente dos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Nós estamos realizando uma semana intensiva de aulas presenciais com eles, e as visitas fazem parte desse projeto. A ida a barragem teve o intuito de trazer um pouco da teoria para o conhecimento prático, assim os alunos puderam compreender alguns conceitos de barragens, vertedouro, ombreiras, aspectos construtivos e finalidade do barramento”, afirma o professor, William Sant Ana.

A Barragem do Rio São Bento teve sua construção finalizada em 2003. Atualmente, o monitoramento estrutural é realizado 24h por dia por cinco técnicos e um engenheiro. “Eu já sabia da existência da barragem, mas nunca tive a oportunidade de ver presencialmente, apenas por fotos e vídeos. Essas experiências de visitas que realizamos no curso vem para agregar muito nessa questão, para que a gente possa entender, na prática, o funcionamento das teorias”, destaca o aluno Daniel Warmling.

Vinda de Candiota, Rio Grande do Sul, a aluna, Marcela Rodrigues Soares, ficou surpresa ao ver a estrutura de perto. “Antes da gente vir até a barragem, estudamos um pouco sobre a construção, mas nada se compara ao ver de perto. Além de ser muito grande, nós conseguimos entender mais os conceitos vistos em aula e, também, o que poderíamos fazer caso a estrutura rompesse, por exemplo. Realmente visualizamos todo a aplicabilidade dos nossos conhecimentos”, ressalta. 

Além da visita técnica na Barragem, os alunos do EAD Satc conheceram a empresa Plasson e ainda aproveitaram a semana prática para realizar atividades nos laboratórios do Colégio Satc.