Formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho é um dos diferenciais do Centro Universitário UniSatc. Em muitas vezes o Trabalho de Conclusão de Curso se torna uma oportunidade de mostrar um projeto que contribuirá para sociedade. Este é o caso do acadêmico Victor Raupp da 11ª fase do curso de Engenharia Elétrica que teve seu artigo publicado pela revista Potência.  

O tema abordado pelo estudante em seu projeto foi ‘Potenciais de toque máximos em edificações protegidas por sistemas de proteção contra descargas atmosféricas’. Segundo Raupp, a ideia do artigo veio de uma pesquisa realizada enquanto ele ainda era bolsista na UniSatc.  

“Neste período, participei de um projeto de pesquisa focado em aterramento de sistemas elétricos e no uso de simulação numérica utilizando o software Ansys Maxwell. Essa experiência foi fundamental para a escolha e desenvolvimento deste trabalho”, conta o acadêmico.  

O projeto aborda o desafio dos potenciais de toque externos em edificações inteiramente metálicas, sendo uma situação atípica e pouco explorada. Ainda, de acordo com Raupp, utilizando o software Ansys Maxwell, foi possível modelar e prever os potenciais de toque em casos de descargas atmosféricas diretas, contribuindo para segurança dessas estruturas. 

“Sou grato por toda orientação e a revista potência pela oportunidade da publicação. Para aqueles iniciando seu TCC e que desejam realizar uma publicação científica, minha sugestão é escolher um tema que desperte paixão e que esteja presente no seu cotidiano. Esse engajamento natural com o assunto facilita e enriquece o processo de pesquisa e escrita”, comenta o estudante. 

Publicação do Artigo na revista Potência 

A ideia da publicação do artigo veio a partir de um convite feito pelo editor da revista Potência ao professor Vilson Luiz Coelho para apresentar um artigo na área de descargas atmosféricas já que ele é referência nesta área a nível nacional. 

“Para nós é uma grande satisfação poder ter um trabalho deste nível publicado em uma revista de grande representação na área elétrica nacional. Neste caso tivemos também o auxílio de um ex-aluno do curso, engenheiro Emanoel Elias que também foi bolsista na Satc e atualmente faz mestrado na UFSC. Estes tipos de publicações reforçam ainda mais a qualidade do nosso corpo de docente e a capacidade de nossos alunos”, comenta o coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica da Satc, André Tavares.