Juntar pão, requeijão, presunto e queijo para fazer um sanduíche é tarefa simples, que todo mundo consegue. Agora imagine explicar algo assim para um robô, que terá que executar a tarefa com a mesma eficácia que uma pessoa. Essa é a base do conceito de algoritmo, construir instruções seguindo uma sequência lógica para executar uma ação. O tema está sendo aplicado com todas as turmas do 1º ano do ensino médio do Colégio Satc.

Nas aulas de Tecnologias Aplicadas (TA), os estudantes estão iniciando com a lógica de programação. “É um conceito que precisa ser bem explicado para que os alunos entendam o algoritmo e como ele funciona. Decidimos ensinar na prática”, conta a professora Daniela Scotti.

Conforme a professora, ela e o colega Vagner Rodrigues decidiram propor o desafio para as turmas do 1º ano. Eles teriam que montar o passo a passo de como montar um sanduíche. E os dois professores foram as cobaias. “Seguindo as instruções do algoritmo do sanduíche, nós fomos montando o lanche. Alguns não deram muito certo”, brinca a professora.

Aliás, o resultado foi um aprendizado prático e que serviu para a compreensão do conceito. “Eles conseguiram assimilar os conteúdos de uma forma divertida. A prática proporciona o entendimento da forma que esperávamos”, ressalta Daniela.

Disciplina de Tecnologias Aplicadas estimula raciocínio lógico

Dentro da matriz curricular do Colégio Satc, a disciplina de TA é constante. Ela é uma das aulas regulares que os estudantes frequentam. Enfim, faz parte da matriz desde a educação infantil até o ensino médio.

Portanto, o objetivo é fazer com que os alunos desenvolvam aspectos criativos, atuem em equipe e sejam mais estimulados no raciocínio lógico.

Desde a montagem de peças, com ações lúdicas para os pequenos da educação infantil, até atividades de programação, como as desenvolvidas com o ensino médio. Essas são atividades que a equipe de Tecnologias Aplicadas realiza, principalmente para desenvolver a capacidade crítica, intelectual e de atuação conjunta entre os estudantes.