A startup Estúdio Biologique, incubada no Colearning Satc, foi destaque no IF Design Award de 2024. O produto que levou o prêmio foi uma releitura do tradicional filtro de barro usado para servir água. O prêmio é realizado desde 1954 e é considerado um dos mais importantes de design no cenário mundial.

A Estúdio Biologic teve destaque na categoria Produto de Cozinha diante de um júri com 132 membros, composto por especialistas independentes do mundo todo. O filtro de barro recebeu destaque entre quase 11 mil projetos inscritos, de 72 países diferentes.

A startup é comandada pela designer Alessandra Casagrande e o arquiteto Gelcy Torquato. Incubada no Colearning Satc, desde 2022 a empresa oferece um conceito inovador para suas criações, conhecido como design biofílico, colocando a natureza no centro do palco.

Segundo Torquato, o as peças são produzidas artesanalmente, uma a uma, com um design contemporâneo e exclusivo. Cada peça é numerada e traz a identificação das pessoas que nelas trabalharam, o que gera uma conexão única entre o produto e o processo.

“Apresentamos uma reinterpretação do filtro de argila. Feito em cerâmica branca, que não deixa gosto na água, não cria mofo e é fácil de limpar. O design contemporâneo ressignifica o design tradicional brasileiro, desbloqueia e potencializa seu uso em ambientes urbanos, ganha novos espaços de uso e contribui para a redução do uso de embalagens plásticas. Tem efeitos benéficos para a saúde e para o ambiente”, explica o CEO.

 A startup tem o intuito de criar conexões da vida contemporânea com o ambiente natural. “Acreditamos que, mesmo estando em um apartamento no centro de uma metrópole, é possível beber uma água refrescante e restauradora, como se a água tivesse sido extraída, com um pote de cerâmica, em uma manhã luminosa de primavera, de uma fonte no meio da florestal”, finaliza.

Filtro de barro levou prêmio de design