A segunda noite do CyberSatc, evento voltado para a segurança digital, trouxe uma grande novidade: o lançamento do Centro de Resposta a Incidentes Cibernéticos (CSIRT) da Satc. Com palestras e debates sobre segurança nos meios digitais, o anúncio da criação do CSIRT foi feito pelo coordenador dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia de Computação, Anderson Farias, para os quase 500 participantes do evento.
O evento, que segue até esta quinta-feira (26), está sendo realizado gratuitamente e oferece palestras e discussões sobre os riscos e desafios no cenário digital. Nesta quarta-feira (25), a noite foi aberta com a palestra sobre Segurança Ofensiva, conduzido por Mateus Buogo, diretor de operações da Desec Security.
“A criação do CSIRT é uma resposta da Satc à crescente necessidade de proteger seus sistemas e ambientes de ameaças cibernéticas, envolvendo desde o colégio até o Centro Universitário UniSatc e o Centro Tecnológico”, contou Farias.
O CSIRT, sigla para Computer Security Incident Response Team, é uma equipe especializada que será responsável por monitorar, analisar e responder a incidentes de segurança dentro da Satc. Segundo Farias, a ideia inicial é que o CSIRT atue internamente, acima do setor de TI, monitorando vulnerabilidades e tomando medidas corretivas quando necessário.
O time do CSIRT terá dedicação exclusiva e será responsável não apenas por identificar problemas, como brechas de segurança em redes ou sistemas operacionais desatualizados, mas também por corrigi-los. “Além disso, o CSIRT da Satc será composto por um comitê multidisciplinar, que incluirá representantes de áreas como jurídico, assessoria de imprensa e marketing, para lidar de forma eficaz com possíveis incidentes, como vazamentos de dados, e comunicar as ações para a sociedade e autoridades competentes”, ressaltou.
O evento segue nesta quinta-feira (26), seu último dia e contará com a palestra de Meirylene Avelino, especialista do time de segurança da Globo. A palestra ocorre no AM Master Hall e tem entrada gratuita para a comunidade.