A SATC ampliou o uso de tecnologia ao promover um laboratório de Inteligência Artificial voltado aos colaboradores. Os encontros foram divididos em níveis para atender desde iniciantes até profissionais com mais experiência. A iniciativa busca preparar equipes para o futuro do trabalho, com foco em produtividade, inovação e uso consciente da IA. Além disso, o projeto integra estratégias de desenvolvimento humano, cultura organizacional e qualificação profissional contínua.

  • Implementação do laboratório de Inteligência Artificial na SATC
  • Divisão dos encontros por níveis (iniciante e avançado)
  • Aplicação prática da IA no ambiente de trabalho
  • Desenvolvimento de competências para o futuro do trabalho
  • Integração entre tecnologia, cultura organizacional e bem-estar

A SATC tem ampliado a presença da tecnologia no dia a dia da instituição. Nesse contexto, além do foco em saúde mental, a Inteligência Artificial (IA) também passou a ser trabalhada em um laboratório voltado aos colaboradores. Os encontros foram organizados por níveis, contemplando desde quem ainda não tem familiaridade com o tema até aqueles que já possuem experiência com a ferramenta.

O principal objetivo em abordar o tema foi fazer com que os colaboradores pudessem visualizar a Inteligência Artificial aplicada ao trabalho. “A iniciativa surgiu da necessidade de preparar nossos colaboradores para as transformações do futuro do trabalho e do cotidiano. Neste laboratório focamos especialmente na produtividade, inovação e no uso consciente da tecnologia no dia a dia”, destaca a coordenadora da Gestão de Pessoas da SATC, Fabíola Pereira Guidi .

Essa não foi a primeira vez que a iniciativa foi organizada, porém, a dinâmica mudou para que mais colaboradores conseguissem participar dos encontros. Os que se identificaram com o perfil iniciante participaram de um dia de encontro, já os mais avançados estiveram reunidos durante dois dias. “Hoje a inteligência artificial deixou de ser tendência e passou a ser realidade operacional. Além disso, ela aumenta a eficiência, apoia tomada de decisão, reduz tarefas operacionais e exige novas competências”, pontua a profissional.

O Laboratório de IA aconteceu de forma presencial. O nível iniciante foi presidido pelo coordenador dos Cursos de Engenharia de Software e Inteligência Artificial da UniSATC, Anderson Rodrigo Farias, enquanto o intermediário/avançado foi ministrado pelo professor do Curso de Engenharia de Software, Thyerri Fernandes Mezzari.

As iniciativas buscam fortalecer competências críticas para o momento atual da instituição, alinhando comportamento, cultura e estratégia. As ações atuam em três frentes principais: desenvolvimento humano e bem-estar, fortalecimento da liderança e cultura e preparação para o futuro do trabalho.

“Além desses dois laboratórios, a intenção é ampliar gradativamente os temas, sempre conectados às prioridades institucionais. Outros laboratórios podem ser estruturados conforme demandas específicas das áreas, mas isso depende do planejamento vigente”, revela a coordenadora.