Acadêmicos, professores e jornalistas já formados se reuniram na noite desta segunda-feira (21), no Auditório 2 do Centro Universitário UniSatc para celebrar os 15 anos do curso de Jornalismo da instituição. Uma noite de comemorações e que teve como atração a jornalista Laine Valgas, que conversou com os presentes sobre a carreira, a profissão e o futuro do jornalismo.
A proximidade com o telespectador e a empatia em cima das notícias foi um dos focos principais da conversa com os estudantes. “Fazer a diferença na vida das pessoas. Isso serve para qualquer profissão, mas especialmente no jornalismo. Fazer a diferença na vida das pessoas torna a profissão especial. O jornalismo de se colocar no lugar do outro, cada vez mais a comunicação pede que tenhamos esse olhar”, afirmou a jornalista, que atualmente é apresentadora do Jornal do Almoço, na NSC TV.
O futuro da profissão não podia ficar de fora da conversa. Com o curso de Jornalismo completando 15 anos, novos caminhos podem ser traçados.
“O jornalismo de agora é de gente. Hoje eu faço tudo no celular, e creio que na correria do dia a dia ele vai se tornar cada vez mais essencial. O jornalismo de daqui há cinco anos, está sendo construído neste momento por vocês”, ressaltou Laine.
15 anos de histórias e desafios
Além das comemorações com corte de bolo e fotos, a coordenadora do curso de Jornalismo, Kaki Farias, lembrou das mudanças que o curso implementou na escola ao longo dos anos.
“É preciso destacar a pluralidade que o Jornalismo trouxe para a instituição, o quanto mudou. Foi uma revolução na época e que deu muito certo. Hoje vendo todos aqui, o maior patrimônio que conquistamos é o carinho dessas relações”, destacou a coordenadora.
“Desde 2007 acompanhei todo o processo e a evolução do curso, que sempre foi muito bem conduzido. O curso trouxe uma “vibe” diferente, deixou a faculdade mais receptiva. O legado é o de acolher ideias e culturas diferentes”, enfatizou o pró-reitor de Ensino e Extensão da UniSatc, Jovani Castelan.
A jornalista e professora do curso, Lize Búrigo, responsável por montar a primeira Matriz Curricular e coordenar o curso até 2019, foi uma das homenageadas. “Lembro que foi um grande desafio, colocar rodar um curso que era muito diferente do que havia na Satc. Hoje, ver esse auditório lotado de tantos alunos e jornalistas já formados nos dá a certeza que tudo valeu a pena e que o esforço não foi em vão”, contou a professora.