pp

Graduação em

Publicidade e Propaganda

A construção de ideias faz parte do dia a dia do publicitário, você que gosta de pensar fora da caixa e tem personalidade, o nosso curso de Publicidade e Propaganda tem um universo de experiências para te oferecer. Aqui você construirá um excelente network, além de aprender a reinventar sensações e a comunicá-las. Para isso, contamos com um quadro de professores que estão inseridos no mercado de trabalho e altamente capacitados para te ensinar de forma prática e divertida.

Mensalidade

R$ 1.210,66

Período

Noturno

Mais detalhes

Modalidade

Presencial

Tipo de curso

Graduação

Tempo de conclusão

4 anos

Carga horária

2810h

Local

Criciúma - SC
Compartilhe

Mais informações

Que pena, as inscrições não estão abertas. Por favor, envie suas informações e entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Fique por dentro

Conheça mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda com nosso vídeo

Crie e recrie a novidade.

ENADE - (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)
CPC - (Conceito Preliminar de Curso)
CC - (Conceito de Curso)

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária
BENCHMARKING
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1501053 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 60.00 4.00 OB
1501033 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL 60.00 4.00 OB
1501023 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1501043 JORNADA UNIVERSITÁRIA 60.00 4.00 OB
1501013 PRÁTICAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 60.00 4.00 OB
CRIAÇÃO
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1502043 DIREÇÃO DE ARTE 60.00 4.00 OB
1502013 FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 60.00 4.00 OB
1502053 PRODUÇÃO GRÁFICA 60.00 4.00 OB
1502033 PROJETO INTEGRADOR I 60.00 4.00 OB
1502023 REDAÇÃO PUBLICITÁRIA 60.00 4.00 OB
NARRATIVAS PUBLICITÁRIAS
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1503053 ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1503063 LIBRAS 60.00 4.00 OP
1503023 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 60.00 4.00 OB
1503013 PRODUÇÃO EM ÁUDIO 60.00 4.00 OB
1503033 PROJETO INTEGRADOR II 60.00 4.00 OB
1503043 STORYTELLING E TRANSMÍDIA 60.00 4.00 OB
UNIVERSO DIGITAL
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1504033 MARKETING DIGITAL 60.00 4.00 OB
1504043 MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS 60.00 4.00 OB
1504013 PRINCÍPIOS DE MARKETING 60.00 4.00 OB
1504053 PROJETO INTEGRADOR III 60.00 4.00 OB
1504023 SEMIÓTICA APLICADA 60.00 4.00 OB
PENSAMENTO ESTRATÉGICO
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1505033 ESTUDOS CULTURAIS 60.00 4.00 OB
1505023 MÍDIAS E PONTOS DE CONTATO 60.00 4.00 OB
1505043 PESQUISA DE MERCADO 60.00 4.00 OB
1505013 PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS 60.00 4.00 OB
1505053 PROJETO INTEGRADOR IV 60.00 4.00 OB
RELAÇÕES DE CONSUMO
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1506033 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR 60.00 4.00 OB
1506043 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 60.00 4.00 OB
1506023 MARKETING DE VAREJO 60.00 4.00 OB
1506053 PROJETO INTEGRADOR V 60.00 4.00 OB
1506013 TEORIAS DA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
KNOW-HOW
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1507013 COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE 60.00 4.00 OB
1507063 ESTÁGIO 210.00 2.00 OB
1507043 NEUROMARKETING 60.00 4.00 OB
1507033 PFC I 60.00 4.00 OB
1507053 PROJETO INTEGRADOR VI 60.00 4.00 OB
1507023 RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL 60.00 4.00 OB
TRENDS
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1508053 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 60.00 4.00 OB
1508013 PFC II 60.00 4.00 OB
1508043 PRODUTOS EM COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1508033 TENDÊNCIAS E FUTURO NA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1508023 TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
Carga curricular
2610
Carga complementar
200
Carga total
2810

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária

Tem interesse a respeito do curso?

Deixe seu contato e tire suas dúvidas conosco sobre o curso.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

O que oferecemos na nossa formação em Publicidade e Propaganda

O famoso mundo da comunicação, mas você não precisa ser o mais falante. Saiba que comunicar-se pode acontecer de várias outras formas além da fala, por isso, não tenha medo de se lançar nessa área.

Você pode se expressar, ou expressar o sentimento de outra pessoa ou serviço por meio de imagens, edição de vídeo, redes sociais, ações ou até estratégias de marketing.

Utilizando laboratórios e estúdios de TV, rádio, fotografia, dentre outras ferramentas a fim de estimular as habilidades necessárias para formar um Publicitário.

Caminhos da carreira de Publicidade e Propaganda

O publicitário pode trabalhar em agências de publicidade, redes sociais, setores de comunicação internos de empresas públicas, privadas ou governamentais e departamentos ligados a essas áreas. Também podem trabalhar em veículos de comunicação, estúdios, produtoras ou como freelancer.

Entre em
contato

Recepção
Fale Conosco
Comercial
Coordenação
Gutemberg Alves Geraldes Junior
Secretário(a) de departamento
Danielly Kempa
Danielly Kempa
FAQ

Aqui vão algumas respostas
das perguntas mais frequentes

Sobre as
graduações

As aulas são das 18h50 às 22h de segunda a sexta.

Você pode ingressar na UniSatc sendo Aluno ou ex-aluno Satc, Disciplina isolada, ENEM,
Curso Superior já concluído, Transferência EX OFFICIO, Transferência externa e Análise de
Desempenho. Veja mais detalhes.

As Atividades Complementares são consideradas como parte integrante do currículo dos
cursos de Graduação, cada curso tem sua quantidade de horas a serem entregues e um
professor para orientar na entrega.

A rematrícula é feita pelo portal do aluno ao final de cada semestre.

Ficou com alguma dúvida?

Talvez se interesse por

Ênfase no Empreendedorismo e Inovação

O que está esperando?
Faça parte da UniSatc

Ementa do curso

BENCHMARKING

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO


Conceitos de Inovação e Criatividade. Desenvolvimento do raciocínio convergente e divergente. Construção da ideia criativa e inovadora. A perda da criatividade: Industrialismo e Especialismo. Orientações para retomada da criatividade. Abordagens do design cocriativo e inovador. Prática de Técnicas criativas: Brainstorm, mapa mental, painel semântico, mapa de empatia, 635 e 6 chapéus.

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL


Elementos Básicos da Linguagem Visual e sua organização compositiva, princípios da composição e aplicação desses conceitos na área da comunicação.

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO


A historiografia dos processos e fenômenos de comunicação, desde a pré-história até a contemporaneidade. A evolução dos meios de comunicação no Brasil e no mundo e seus impactos no contexto sociocultural, histórico e econômico.

JORNADA UNIVERSITÁRIA


Como será minha jornada na universidade? Significado do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Métodos de pesquisa científica e levantamento de dados; biblioteca física e virtual; construção textual e escrita de artigos; gêneros discursivos acadêmicos. O Projeto Integrador; o Empreendimento de Conclusão de Curso; e o Trabalho de Conclusão de Curso. O Business Model Canvas e sua aplicação; métodos de validação de problema; análises de dados e mercado. Análises de fontes seguras; normas da ABNT para formatação dos trabalhos; normas ABNT para referências bibliográficas. Ferramentas digitais para formação. Métodos de apresentação: apresentação formal, pôster e pitch.

PRÁTICAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA


Conceitos, funções, mercado de trabalho na prática. Por dentro de uma agência de publicidade e suas práticas cotidianas. Princípios de marketing e de propaganda. Mercado regional, nacional e internacional.

CRIAÇÃO

DIREÇÃO DE ARTE


Reflexões sobre o conceito da direção de arte. e o papel do diretor de arte na publicidade. Discussão sobre os princípios da comunicação visual. Estudo de formas, cores, tipografia e elementos visuais no layout publicitário. Aplicação do Briefing e geração de ideias: do rough até a arte final. Diagramação e harmonia. Planejamento dos trabalhos. Compreensão das figuras imagéticas da linguagem.

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA


Compreensão da história da fotografia, dos princípios da fotografia e dos processos fotográficos. Reflexões sobre a linguagem não-verbal da imagem. Entendimento dos equipamentos, cores, formas, iluminação e práticas de utilização e da fotografia digital. Aplicação da fotografia publicitária em estúdio envolvendo (1) pré-produção; (2) produção e (3) pós-produção. Aplicação de tratamento das imagens na fotografia publicitária.

PRODUÇÃO GRÁFICA


História e princípios da produção gráfica. Conhecimento de materiais, papéis, processos, aproveitamento e acabamentos. Processo linear de produção gráfica: criação, orçamento, produção, finalização, pré-impressão, impressão e acabamentos. O papel do produtor gráfico nas agências e sua relação com os fornecedores. Orçamento e negociação.

PROJETO INTEGRADOR I


Integrar os conhecimentos nas áreas específicas das disciplinas do módulo de criação publicitária, promovendo o desenvolvimento da capacidade pessoal de criar peças publicitárias baseadas em estratégias criativas, tendo em vista a necessidade de seus públicos-alvo.

REDAÇÃO PUBLICITÁRIA


Compreensão dos conceitos de redação criativa e das figuras de linguagem e suas possibilidades criativas. Caracterização dos gêneros textuais e dos aspectos apolíneos e dionisíacos do texto publicitário. Compreensão das principais técnicas e práticas da redação publicitária para mídias online e offline. Estratégias de elaboração de textos publicitários. Articulação do poder do texto publicitário no processo de persuasão e convencimento. Compreensão dos elementos persuasivos da escrita de textos publicitários.

NARRATIVAS PUBLICITÁRIAS

ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO


Reflexões sobre a arte e o seu valor diante da reprodutibilidade técnica das imagens, iniciada pela fotografia, pelo cinema, transformada pela música pop, pela televisão, vídeo e pelo computador, constituindo uma cultura visual contemporânea. Discussão de categorias capazes de compreender a produção artística contemporânea como o poético, o belo, o feio, o sublime, o simulacro, multiculturalismo, pós-modernidade, entre outras categorias estéticas que orbitam a esfera do contemporâneo.

LIBRAS


PRODUÇÃO AUDIOVISUAL


A história da televisão no Brasil e sua utilização pela propaganda. A imagem em movimento. Produção publicitária em tevê e cinema. Técnicas de gravação e filmagem. Ângulos e posicionamentos de câmera. Características da produção audiovisual. Produção de comerciais em estúdio e externa. O audiovisual dentro das empresas.

PRODUÇÃO EM ÁUDIO


A história do rádio no Brasil. Produção publicitária em rádio. A linguagem publicitária focada para o rádio. Sistema de produção radiofônica. Produção de spots e jingles. Podcasts e internet.

PROJETO INTEGRADOR II


Integrar os conhecimentos nas áreas específicas das disciplinas do módulo de narrativas publicitárias, promovendo o desenvolvimento da capacidade pessoal de criar peças publicitárias eletrônicas baseadas em estratégias criativas e narrativas eficazes, tendo em vista a necessidade de seus públicos-alvo.

STORYTELLING E TRANSMÍDIA


O que é Storytelling. Quando e por que usar o storytelling. História, Enredo e Narrativa. Tipos de Enredo. Elementos de construção da narrativa: personagens, situação, cenário. Construindo Personagens. Segredos de Uma Narrativa de Impacto. Transmídia.

UNIVERSO DIGITAL

MARKETING DIGITAL


O marketing e suas vertentes online. Ações estratégicas, táticas e operacionais, utilizando as mais diversas plataformas digitais a fim de promover uma convergência crossmedia e transmedia.

MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS


Compreender os benefícios de medir e analisar corretamente os dados do marketing on e offline. Entender os KPI’s - CPL (custo por lead), Leads por canal, Ticket Médio, Taxa de Conversão e ROI (Return On Investimento). Avaliar o desempenho e quantificar o ROI das estratégias para manter o foco nos objetivos. compreensão dos dados para conhecimento do consumidor e monitoramento dos concorrentes. Análise Preditiva.

PRINCÍPIOS DE MARKETING


O Marketing e suas funções. O mix de Marketing. Conhecimento de mercado. O Marketing dentro das empresas. Estratégias de lançamentos de produtos e conceitos mercadológicos micro e macro-ambientais. Planejamento em Marketing. Indicadores e Métricas. Jornada do consumidor.

PROJETO INTEGRADOR III


SEMIÓTICA APLICADA


Linhas de pesquisa semióticas. As principais vertentes. Semiótica e semiologia. O signo como comunicador. Estudo e entendimento das relações sígnicas. Semiótica aplicada à publicidade e propaganda. Criação de sentidos e semioses na persuasão. Análise comparativa e crítica.

PENSAMENTO ESTRATÉGICO

ESTUDOS CULTURAIS


MÍDIAS E PONTOS DE CONTATO


PESQUISA DE MERCADO


PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS


PROJETO INTEGRADOR IV


RELAÇÕES DE CONSUMO

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR


ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS


MARKETING DE VAREJO


PROJETO INTEGRADOR V


TEORIAS DA COMUNICAÇÃO


KNOW-HOW

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE


ESTÁGIO


NEUROMARKETING


PFC I


PROJETO INTEGRADOR VI


RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL


TRENDS

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


PFC II


PRODUTOS EM COMUNICAÇÃO


TENDÊNCIAS E FUTURO NA COMUNICAÇÃO


TÓPICOS ESPECIAIS EM COMUNICAÇÃO


Docentes

  • Claudia Nandi Formentin
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: claudia.formentin@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Parcial
  • Tempo de casa: 16 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Caroline Elise Schnack
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: caroline.schnack@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 07 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Jaqueline Marcos Garcia De Godoi
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: jaqueline.godoi@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 15 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Vanessa Wendhausen Lima
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: vanessa.wendhausen@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 09 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Diego Piovesan Medeiros
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: diego.medeiros@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 15 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Gutemberg Alves Geraldes Junior
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: gutemberg.geraldes@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 10 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Elton Luiz GonÇalves
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: elton.goncalves@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 15 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Lucia Andrea Burigo
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: lucia.burigo@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 05 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Rafael Hoffmann Maurilio
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: rafael.maurilio@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Parcial
  • Tempo de casa: 22 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Pamela Cabreira Milak
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: pamela.milak@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 08 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Eduardo Evangelista
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: eduardo.evangelista@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 13 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • William De Oliveira Sant Ana
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: william.santana@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 19 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates

Matriz atual 3

Preencha o formulário que entraremos em contato para esclarecer suas dúvidas

Onde encontrar
uniformes

LISTA DE FORNECEDORES DE UNIFORMES

CRICIÚMA
Fornecedor Telefone Endereço
Livraria Leila 3438.1926 Avenida Centenário, 460 CEP: 88.804-360
Alexandra Modas 3438.7232 99971.5625 Av. João Ronchi, 640 – Liberdade – Rio Maina, Criciúma – SC, 88817-600
Dudalu uniformes escolar 3444.0002 99954.1722 99696.9795 R. Barão do Rio Branco, 2 – Centro, Criciúma – State of Santa Catarina, 88801-450
Di Fabi 3433.4286 999620684 R. dos Rogacionistas, 101 – Pinheirinho, Criciúma – SC, 88805-310
Livraria Leila 99951.0328 Anexo a SATC
JR Uniformes 3437.8517 99165.6953 R. Cônego Miguel Giaca, 120 – Criciúma – SC, 88801-030
TURVO
Fornecedor Telefone Endereço
Matéria Prima 3525.3778 99914.2944 Rua Angelo Sartor, nº 846, bairro Cidade Alta, no município de Turvo – SC, CEP: 88930-000,