Graduação em

Engenharia de Computação

O curso de Engenharia de Computação prepara profissionais para projetar e desenvolver soluções tecnológicas que unem hardware, software e sistemas digitais, com foco em inovação e atuação em diferentes áreas da indústria e da tecnologia.

Período

Noturno

Mais detalhes

Modalidade

Presencial

Tipo de curso

Graduação

Tempo de conclusão

4 anos

Carga horária

3200h

Local

Criciúma - SC
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ENADE - (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)
CPC - (Conceito Preliminar de Curso)
CC - (Conceito de Curso)

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária
1ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1401015 ÁLGEBRA 60.00 4.00 OB
1401045 ARQUITETURA DE COMPUTADORES 100.00 4.00 OB
1401035 JORNADA UNIVERSITÁRIA (EAD) 60.00 4.00 OB
1401055 PRÁTICAS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO 60.00 4.00 OB
1401025 PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA 60.00 4.00 OB
2ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1402015 CÁLCULO I 60.00 4.00 OB
1402045 CIRCUITOS DIGITAIS 100.00 4.00 OB
1402025 ESTATÍSTICA (EAD) 60.00 4.00 OB
1402055 ESTRUTURA DE DADOS 60.00 4.00 OB
1402035 PROGRAMAÇÃO APLICADA 60.00 4.00 OB
3ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1403035 BANCO DE DADOS 60.00 4.00 OB
1403015 CÁLCULO II 60.00 4.00 OB
1403025 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EAD) 60.00 4.00 OB
1403055 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 60.00 4.00 OB
1403045 REDES DE COMPUTADORES I 100.00 4.00 OB
4ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1404045 ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS 60.00 4.00 OB
1404015 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 60.00 4.00 OB
1404055 PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS 60.00 4.00 OB
1404025 PROJETO INTEGRADOR EM WEB 100.00 4.00 OB
1404035 REDES DE COMPUTADORES II 60.00 4.00 OB
5ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1405035 CIRCUITOS ELETRÔNICOS 60.00 4.00 OB
1405045 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 60.00 4.00 OB
1405065 LIBRAS (EAD) 60.00 4.00 OP
1405015 PROJETO INTEGRADOR EM MOBILE 100.00 4.00 OB
1405055 SISTEMA DE CONTROLE 60.00 4.00 OB
1405025 SISTEMAS OPERACIONAIS 60.00 4.00 OB
6ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1406025 ELETRÔNICA APLICADA 60.00 4.00 OB
1406055 ENGENHARIA ECONÔMICA (EAD) 60.00 4.00 OB
1406035 MICROCONTROLADORES 60.00 4.00 OB
1406015 PROJETO INTEGRADOR EM SISTEMAS EMBARCADOS 100.00 4.00 OB
1406045 SISTEMAS DISTRIBUÍDOS 60.00 4.00 OB
7ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1407035 ENGENHARIA DE SOFTWARE 60.00 4.00 OB
1407025 LINGUAGENS FORMAIS E COMPILADORES 60.00 4.00 OB
1407055 PFC I 60.00 4.00 OB 2040.00
1407015 PROJETO INTEGRADOR EM INTERNET DAS COISAS 100.00 4.00 OB
1407045 RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL (EAD) 60.00 4.00 OB
8ª FASE
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1408065 ESTÁGIO 400.00 4.00 OB 2380.00
1408045 ÉTICA, DIREITOS HUMANOS E QUSTÕES ETNICO-RACIAL (EAD) 60.00 4.00 OB
1408055 PFC II 60.00 4.00 OB 1407055
1408015 TÓPICOS I 60.00 4.00 OB
1408025 TÓPICOS II 60.00 4.00 OB
1408035 TÓPICOS III 60.00 4.00 OB
Carga curricular
3080
Carga complementar
120
Carga total
3200

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária

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O que oferecemos na nossa formação em Engenharia de Computação

01001000 01100101 01101100 01101100 01101111 — esse conjunto de “zeros e uns” pode parecer confuso agora, mas na linguagem das máquinas significa simplesmente “Hello”.
E é justamente esse o papel do engenheiro de computação: transformar códigos em comunicação, inovação e soluções que impactam o mundo real.

Combinando teoria e prática, o curso integra hardware e software, preparando você para criar desde dispositivos inteligentes até sistemas complexos que movem empresas, indústrias e a sociedade. Ao longo da graduação, você desenvolve competências em programação, eletrônica, redes e sistemas, adquirindo uma formação ampla e versátil que abre portas para diversas áreas da tecnologia e garante protagonismo no mercado de trabalho.

Caminhos da carreira de Engenharia de Computação

O Engenheiro de Computação é um profissional completo, capaz de transitar entre hardware e software. Seu trabalho parte da lógica binária (0 e 1) e se expande para áreas como Inteligência Artificial, Sistemas Embarcados, Internet das Coisas (IoT) e Redes de Computadores. A formação prepara para atuar em setores como tecnologia, telecomunicações, automotivo, saúde, finanças e energia, sempre conectado à inovação e à transformação digital.

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As aulas são das 18h50 às 22h de segunda a sexta.

Você pode ingressar na UniSatc sendo Aluno ou ex-aluno Satc, Disciplina isolada, ENEM,
Curso Superior já concluído, Transferência EX OFFICIO, Transferência externa e Análise de
Desempenho. Veja mais detalhes.

As Atividades Complementares são consideradas como parte integrante do currículo dos
cursos de Graduação, cada curso tem sua quantidade de horas a serem entregues e um
professor para orientar na entrega.

A rematrícula é feita pelo portal do aluno ao final de cada semestre.

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Ementa do curso

1ª FASE

ÁLGEBRA


Compreensão e realização de operações com matrizes, determinantes, espaços vetoriais. Realização de transformações lineares. Identificação e realização de operações com vetores no R2 e R3. Funções.

ARQUITETURA DE COMPUTADORES


Sistemas de numeração; Sistemas Computacionais; Características de Software e Hardware; Conceito de processador; Conjuntos de instruções CISC e RISC; Arquitetura ARM; Estruturas de Controle; Pipelining; Tecnologias de memórias; Entrada e Saída de dados; Interrupção e Acesso Direto a Memória; Avaliação de desempenho de sistemas computacionais.

JORNADA UNIVERSITÁRIA (EAD)


Como será minha jornada na universidade? Signi?cado do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Métodos de pesquisa cientí?ca e levantamento de dados; biblioteca física e virtual; construção textual e escrita de artigos; gêneros discursivos acadêmicos. O Projeto Integrador; o Empreendimento de Conclusão de Curso; e o Trabalho de Conclusão de Curso. O Business Model Canvas e sua aplicação; métodos de validação de problema; análises de dados e mercado. Análises de fontes seguras; normas da ABNT para formatação dos trabalhos; normas ABNT para referências bibliográ?cas. Ferramentas digitais para formação. Métodos de apresentação: apresentação formal, pôster e pitch.

PRÁTICAS DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO


Estrutura curricular do curso e suas trilhas de formação; A profissão de engenheiro de computação e suas possibilidades de carreira; Panorama do mercado de trabalho e perspectivas profissionais; Introdução à linguagem C aplicada a sistemas embarcados; Utilização de simuladores e práticas em laboratório voltadas às áreas de hardware e software.

PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA


Formas de representação e implementação de algoritmos. Programação estruturada. Entrada e saída de dados. Tipos de dados. Expressões e operadores. Estruturas de controle sequencial, condicional e repetição. Funções e sub-rotinas.

2ª FASE

CÁLCULO I


Limites, Compreensão da definição e das regras de derivadas. Integral indefinida.

CIRCUITOS DIGITAIS


Álgebra booleana e simplificação de expressões lógicas; Portas lógicas e circuitos básicos; Projeto e análise de circuitos combinacionais; Mapas de Karnaugh; Decodificadores, codificadores, multiplexadores e somadores; Circuitos sequenciais síncronos e assíncronos; Flip-flops e registradores; Contadores e temporizadores; Práticas em laboratório com simulação e montagem de circuitos digitais.

ESTATÍSTICA (EAD)


Introdução à estatística. Distribuição de frequência e representação gráfica. Técnicas de amostragem. Medidas de posição e dispersão. Correlação e regressão linear e gráficos de controle. Cálculo e distribuição de probabilidade. Planejamento experimental e aplicações para engenharia, ANOVA.

ESTRUTURA DE DADOS


Introdução a tipos abstratos de dados; Estruturas lineares: listas, pilhas e filas; Conceitos básicos de árvores; Implementação de algoritmos de busca e ordenação; Noções de recursividade; Introdução à análise de complexidade de algoritmos; Introdução a Programação Orientada a Objetos.

PROGRAMAÇÃO APLICADA


Tipos de dados e estruturas de decisão; Laços de repetição, vetores e matrizes; Modularização de código e manipulação de arquivos; Tratamento de exceções e depuração de programas; Aplicação de algoritmos em problemas reais com foco em boas práticas de codificação, legibilidade e documentação; Uso de sistemas de controle de versão com Git.

3ª FASE

BANCO DE DADOS


Fundamentos de sistemas de banco de dados; Modelagem entidade-relacionamento; Linguagem SQL para definição, manipulação e consulta de dados; Criação e administração de tabelas, índices e visões; Integridade e restrições de dados; Transações e controle de concorrência; Práticas em laboratório com sistemas gerenciadores de banco de dados relacionais e não relacionais.

CÁLCULO II


Integral definida; Métodos de integração; Equações Diferenciais ordinárias de Primeira e Segunda ordem.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (EAD)


A Biosfera, equilíbrios dinâmicos e componentes dos ecossistemas. Efeitos da tecnologia e ações da humanidade sobre os sistemas ecológicos. Conservação dos recursos naturais. Legislação ambiental. Avaliação de impactos, controles ambientais e licenciamento ambiental. Gestão ambiental nas organizações e sustentabilidade.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS


Fundamentos da programação orientada a objetos; Conceitos de classe, objeto, encapsulamento, herança, polimorfismo, abstração e composição; Introdução a padrões de projeto; Desenvolvimento de projetos aplicados a cenários reais.

REDES DE COMPUTADORES I


Grandezas e leis fundamentais de circuitos elétricos; Resistores, capacitores e indutores; Análise de circuitos em corrente contínua; Métodos de análise: Ohm, Kirchhoff, superposição, Thévenin e Norton; Potência e energia em circuitos elétricos; Introdução a regimes transitórios em RC e RL; Práticas em laboratório e simulação de circuitos elétricos.

4ª FASE

ANÁLISE DE CIRCUITOS ELÉTRICOS


Componentes eletrônicos: resistores, capacitores e indutores; Diodo e suas aplicações em circuitos de retificação, filtragem e regulação; Transistor Bipolar de Junção (TBJ), suas regiões de operação, circuitos de polarização e sua aplicação como chave; Introdução aos Transistores de Efeito de Campo (MOSFET) como base para a eletrônica digital e circuitos lógicos CMOS; Fundamentos de resposta em frequência e diagramas de Bode para circuitos de primeira ordem.

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO


Conceitos de Inovação e Criatividade. Desenvolvimento do raciocínio convergente e divergente. Construção da ideia criativa e inovadora. A perda da criatividade: Industrialismo e Especialismo. Orientações para retomada da criatividade. Abordagens do design cocriativo e inovador. Prática de Técnicas criativas: Brainstorm, mapa mental, painel semântico, mapa de empatia, 635 e 6 chapéus.

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS


Conceitos e funções de sistemas operacionais; Estrutura de sistemas operacionais; Processos, threads e escalonamento de CPU; Gerenciamento de memória e memória virtual; Sistemas de arquivos e gerenciamento de entrada/saída; Controle de concorrência e sincronização; Noções de segurança e proteção de sistemas; Virtualização e containers.

PROJETO INTEGRADOR EM WEB


Desenvolvimento de aplicações web em equipes multidisciplinares, com foco em atividades extensionistas e soluções de impacto social; Conceitos fundamentais de comunicação cliente-servidor; Introdução ao protocolo HTTP e arquitetura REST; HTML5, Javascript e CSS; APIs de Navegadores; Introdução a frameworks de desenvolvimento web; Integração com camada de persistencia de dados.

REDES DE COMPUTADORES II


Introdução à inteligência artificial: conceitos, histórico e áreas de aplicação; Representação do conhecimento e raciocínio; Algoritmos de busca em espaços de estados; Aprendizado de máquina; Ética e impactos sociais da inteligência artificial; Agentes inteligentes; Práticas em laboratório utilizando linguagens e ferramentas de IA.

5ª FASE