15.1ºC
15.6
15

Graduação em

Administração

O curso de Adminsitração tem ênfase no Empreendedorismo e Inovação, pois foca na busca pelas respostas às mudanças dos conceitos de emprego e tempo em que a sociedade vive. Com isso se visa a atualização do profissional a essas tendências do mercado.

Mensalidade

R$ 1.1135,33

Período

Noturno

Mais detalhes

Modalidade

Presencial

Tipo de curso

Graduação

Tempo de conclusão

4 anos

Carga horária

3000h

Início das aulas

22/02/2021

Local

Criciúma - SC
Compartilhe
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Têm interesse a respeito do curso?

Deixe seu contato e tire suas dúvidas conosco sobre o curso.

Fique por dentro

Conheça mais sobre o curso de Administração com nosso vídeo

Administrando sua jornada.

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária
1ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210103 WHAT 60.00 4.00 OB
210101 WHEN 60.00 4.00 OB
210102 WHERE 60.00 4.00 OB
210105 WHO 60.00 4.00 OB
210104 WHY 60.00 4.00 OB
2ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210202 CANVAS, CANVAS & CANVAS 60.00 4.00 OB
210204 COACH & MENTORING 60.00 4.00 OB
210203 CREATIVITY 60.00 4.00 OB
210205 ENTREPRENEURSHIP 60.00 4.00 OB
210201 TARGET & EMPATHY 60.00 4.00 OB
3ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210303 BRANDING 60.00 4.00 OB
210305 GAMIFICATION - BUSINESS GAMES 60.00 4.00 OB
210302 MAKER SOLUTIONS 60.00 4.00 OB
210301 MARKETING METRICS 60.00 4.00 OB
210304 VISUAL PROJECT MANAGEMENT 60.00 4.00 OB
4ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210401 ASSOCIATIVISM 60.00 4.00 OB
210402 COMMUNICATION 60.00 4.00 OB
210405 GLOBALIZATION 60.00 4.00 OB
210403 HUMAN RESOURCES & ORGANIZATIONAL 60.00 4.00 OB
210404 NEGOTIATION 60.00 4.00 OB
5ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210501 BUSINESS LAW 60.00 4.00 OB
210502 ETHICS AND PROFESSIONAL RULES 60.00 4.00 OB
210504 LABOR LAW 60.00 4.00 OB
210505 SUSTAINABILITY 60.00 4.00 OB
210503 TAX PLANNING 60.00 4.00 OB
6ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210601 INNOVATION MANAGEMENT 60.00 4.00 OB
210603 LOGISTIC 60.00 4.00 OB
210602 POSITIONING 60.00 4.00 OB
210605 START UP WORLD 60.00 4.00 OB
210604 TRENDS 60.00 4.00 OB
7ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210705 CAPITAL MARKET 60.00 4.00 OB
210704 CONTROLLER 60.00 4.00 OB
210702 FINANCES 60.00 4.00 OB
210703 MACROECONOMICS & MICROECONOMICS 60.00 4.00 OB
210701 MATHEMATIC 60.00 4.00 OB
8ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
210802 ECC 300.00 4.00 OB
210803 ESTÁGIO 300.00 4.00 OB
210801 LIBRAS 30.00 1.00 OP
Carga curricular
2700
Carga complementar
300
Carga total
3000

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária

Têm interesse a respeito do curso?

Deixe seu contato e tire suas dúvidas conosco sobre o curso.

O que oferecemos na nossa formação em Administração

Empreendedorismo e inovação, essas duas palavras que definem a graduação em Administração UniSatc fazem com que a ideia de sentar em uma cadeira e ficar fazendo cálculos ou orçamentos seja ultrapassada.

As inovações tecnológicas e toda a transformação constante do mercado de trabalho, exige uma exploração maior e mais moderna da área.

É com essa nova forma de estudar administração, que sonhos, ideias e projetos saem mais concretos do papel.

Além disso, é uma ótima escolha para quem quer ser líder, dono de seu próprio negócio e sem importar o seguimento, pois com a visão 360° e o foco no empreendedorismo garantem uma abrangência de áreas e um diferencial para se destacar entre tantos gestores de empresas ou pessoas.

Caminhos da carreira de Administração

O administrador possui habilidades e competências para atuar nas mais diversas áreas da administração.

Dentre os setores nos quais os profissionais poderão atuar, é possível destacar: gestão de grandes empresas, gestão de empresas públicas, gestão de micro e pequenas empresas, consultoria em negócios, controladoria, auditoria, mentoring e coaching, consultorias empresarias e, principalmente, formatação e gestão de startups.

Além, de outras possibilidades de atuação que o mercado em sua dinâmica inovadora cria constantemente.

Entre em
contato

Recepção
Atendimento
Coordenação
Katiane Stolk de Souza
Secretário(a) de departamento
Ronaldo Pavanati Junior
FAQ

Aqui vão algumas respostas
das perguntas mais frequentes

Sobre as
graduações

As aulas são das 18h50 às 22h de segunda a sexta.

Você pode ingressar na UniSatc sendo Aluno ou ex-aluno Satc, Disciplina isolada, ENEM,
Curso Superior já concluído, Transferência EX OFFICIO, Transferência externa e Análise de
Desempenho. Veja mais detalhes.

As Atividades Complementares são consideradas como parte integrante do currículo dos
cursos de Graduação, cada curso tem sua quantidade de horas a serem entregues e um
professor para orientar na entrega.

A rematrícula é feita pelo portal do aluno ao final de cada semestre.

Ficou com alguma dúvida?

Talvez se interesse por

O que está esperando?
Faça parte da UniSatc

Ementa do curso

1ª Fase

WHAT


Fundamentos da Administração: Conceito de Administração. Soft skills, habilidades, técnicas, papéis e competências do Gestor. As organizações: Definição de Empresa e Objetivo. As organizações e seus ambientes interno e externo. Funções da administração: planejamento, organização, direção e controle. Recursos e objetivos das empresas. A organização como um sistema; Níveis hierárquicos nas empresas. Teorias da administração: administração científica; teoria administrativa; teoria da burocracia; teoria das relações humanas; teoria comportamental; teoria estruturalista; teoria geral dos sistemas; teoria do desenvolvimento organizacional; teoria contigencial; teoria da administração por objetivos. Planejamento: introdução e importância; natureza e propósitos; etapas; métodos; princípios. Tópicos emergentes, atualidades e tendências em Administração e da TGA na administração.

WHEN


Cultura, comunicação e sociedade. Noções de Antropologia. Governo, política e poder. Relações de trabalho e desigualdade social. Diversidade social e relações de consumo. Cidadania, direitos, deveres e movimentos sociais. Tecnologia, trabalho e o mundo 4.0.

WHERE


Fundamentos do Empreendedorismo, novas arquiteturas organizacionais. As vertentes do empreendedorismo. Causas do empreendedorismo (necessidade e oportunidade). O papel das startups, incubadoras e aceleradoras no desenvolvimento de novas empresas (Cocreation); O ciclo de vida das organizações; Empreendedorismo no Brasil e no mundo. As competências, habilidades e atitudes empreendedoras. O intraempreendedorismo. O empreendedorismo em seus diversos contextos. As redes de cooperação, educação empreendedora e os cases de sucesso.

WHO


Construir o espírito nexialista do empreendedor contemporâneo. A inovação e criatividade e o uso de ferramentas que auxiliam o empreendedor. Processos de gestão do conhecimento e suas práticas. Administração de riscos e incertezas. Os sistemas de empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação. As diferenças entre empreendedorismo privado, público e social. Posturas empreendedoras (comportamentos, responsabilidades pessoais e resolução de conflitos, tolerância ao stress, à ambiguidade e à incerteza). Autoconhecimento, autoavaliação de desempenho e feedback. Formação de equipes empreendedoras.

WHY


Reflexões sobre a evolução do pensamento filosófico e a importância da filosofia na sociedade. Discussões sobre filosofia da linguagem na sociedade. A compreensão do conhecimento a partir da capacidade humana de conhecer e da razão. Debate acerca da ética e do poder bem como de elementos que os tangenciam como felicidade, beleza, liberdade.

2ª Fase

CANVAS, CANVAS & CANVAS


Conceitos de ferramentas Canvas, suas especificidades e características no ambiente de negócios. Quais são as partes que definem e validam modelos Canvas. Formatação de Canvas contextualizado a ambientes organizacionais. Desenvolvendo novos mercados, criação de novos negócios. Inovação e desenvolvimento de novos produtos e estabelecimento da estratégia. Criando um ambiente favorável às inovações.

COACH & MENTORING


Conceitos Básicos do Coaching, origens, evolução e pilares. Definições, objetivos, benefícios, aspectos éticos, filosóficos e aplicações do Coaching. Características Individuais e dimensões individuais do comportamento, adaptação do homem ao trabalho. O estudo da personalidade. Aspectos motivacionais no trabalho. Foco nas pessoas, foco na aprendizagem, foco nas competências, foco no desempenho, foco nos resultados, foco no futuro e foco na liderança renovadora. Mentoring: conceitos, exigências do mentoring, origens, benefícios do mentoring interno e estratégias para desenvolver o mentoring externo; Múltiplos benefícios do coaching. O relacionamento humano na empresa. Comunicação interpessoal. Comportamento humano, ajustamento e produtividade. Grupos e Influência Interpessoal. Desenvolvimento do autoconhecimento, de competências pessoais e interpessoais. Planejamento da Carreira Profissional.

CREATIVITY


Processo: atenção, fuga e movimento. Raciocínio convergente e divergente. Desenvolvimento: percepção, incubação, iluminação, verificação e mapeamento. Estímulos e barreiras na construção das ideias. Mapas mentais. Inovação. Brainstorm. O processo do Design Thinking, a identificação e análise do problema. Coleta de informações e desenvolvimento de empatia, criatividade, geração e cocriação de soluções. Prototipagem e teste de soluções. Ferramentas do Design Thinking.

ENTREPRENEURSHIP


O perfil e a forma de atuação do empreendedor; Auto-conhecimento; Oportunidade e visão; o processo empreendedor; identificação de oportunidades; “causation” e “effectuation” – aplicação do design thinking na análise de mercado. Lean startup. Elementos fundamentais da formação empreendedora. A visão, o networking, o modelo, a aprendizagem e o plano de negócio (elaboração do Plano de Negócios: procedimentos para criação de uma empresa - análise de viabilidade técnico-econômico-financeiro; Fontes de recursos; Alavancagem de Recursos).

TARGET & EMPATHY


Definição de público alvo. Mapa de Empatia. Estudos socio-antropológicos voltados a lançamento de produtos e marketing. Valores, percepção social, liderança, identificação de grupo, a mudança de atitudes, poder de persuasão e empatia. Conceitos fundamentais de estudos de mercado, principais metodologias (quantitativas e qualitativas), estratégias para obtenção de informação (internas, externas, primárias e secundárias), etapas da pesquisa, elaboração do briefing, métodos para coleta de dados e trabalho de campo; análise e desenho de relatório. A pesquisa de mercado pela internet. Estudo de casos aplicados.

3ª Fase

BRANDING


Introdução a branding. Emoção e marcas; Processo de integração de gestão, comunicação e forma. TXM: Pensar (Think), Promover Experiências (Experience) e Gerenciar marcas (Manage). DNA, propósito e posicionamento de marcas, publicidade e mídia. Marketing Digital. Análise do micro e macroambiente de Marketing. Análise do consumidor, mercado e concorrência. Posicionamento competitivo. Ciclo de Vida do Produto. Previsão de demanda. Decisões estratégicas da oferta (produto/serviço), distribuição, preço e comunicação. Plano de Marketing.

GAMIFICATION - BUSINESS GAMES


Jogos de tabuleiro. RPG. Jogos digitais e suas regras. Simulação empresarial em escala real, relatórios gerenciais aplicados na simulação. Teorias de aprendizagem baseada em redes. O uso de redes sociais em empreendedorismo e inovação. Teorias de aprendizagem baseada em games. Gamificação em empreendedorismo e inovação. Estudos de caso.

MAKER SOLUTIONS


Quarta Revolução Industrial. Faça você mesmo (DIY). Sociedade de custo marginal zero. Capitalismo estético. Inovação a partir do conhecimento particular. Do artesanato a indústria (como chegar lá). Introdução a Inteligência Artificial. Tecnologias maker. Sociedade maker. Conceito e funcionamento de FabLabs e Maker spaces. Tópicos emergentes, atuais e tendências em Administração, Inovação e empreendedorismo. A importância do stakeholder: histórico e evolução do pensamento, mapeamento, dinâmica de redes, públicos estratégicos e externalidades.

MARKETING METRICS


Marketing: conceitos e princípios. O Marketing e suas funções. O mix de Marketing. Conhecimento de mercado. O Marketing dentro das empresas. Estratégias de lançamentos de produtos e conceitos mercadológicos micro planejamentoe macro-ambientais. Segmentação e análise qualitativa e quantitativa dos consumidores. Contextualização dos direitos humanos aplicados a temas mercadológicos. Composto mercadológico. Conceitos de estratégia, de administração estratégica fazendo uso da vantagem competitiva, stakeholders, riscos e retorno de investimentos. Administração de serviços, Análise de Cenários e do ambiente externo (Geral, Setor e Concorrência) e ambiente interno. Oportunidades, ameaças, forças e fraquezas; missão, visão e valores; objetivos, metas e ações. Controle e execução da estratégia e o Balanced Scorecard.

VISUAL PROJECT MANAGEMENT


Gestão Visual de Projetos: Processos, ferramentas e técnicas visuais. Matriz de seleção de alternativas. Análises visuais; PMO visual e reports de projeto. Gerência de produção e operações. Produtividade, competitividade e estratégia das operações. Previsões de venda. Projeto de sistemas de produção: seleção de layouts e instalações; planejamento e análise de localizações. Operações e controle dos sistemas de produção: gestão de estoques; planejamento das necessidades de materiais. Sistemas just-in-time. Gestão voltada para análise e solução de problemas (ciclo PDCA; uso de ferramentas da qualidade dentro do ciclo PDCA) e sistemas da qualidade. Conceitos Básicos do Gerenciamento de Projetos. O Contexto da Gestão de Projetos: Fases e Ciclo de Vida de Projetos. Gerenciamento de Stakeholders. O PMI – Project Management Institute. Áreas de conhecimento: gestão da integração, início de um projeto, gestão do escopo, gestão de prazos, gestão de custos, gestão de qualidade, gestão de recursos humanos, gestão de comunicação, gestão de riscos.

4ª Fase

ASSOCIATIVISM


Associativismo e formas históricas de cooperação; Globalização e evolução do pensamento do associativismo; Tendências do associativismo contemporâneo; Especificidades regionais do movimento associativista; Identidade social e jurídica do associativismo brasileiro; Associativismo autogestionário e solidário; Diferenças entre microempresa, associação, cooperativa, OSCIP, fundação e sindicato; Etapas para fundação de associassões. Coworkings e associativismo.

COMMUNICATION


Comunicação organizacional: surgimento, evolução, conceitos básicos e abrangência; O sistema de comunicação nas organizações: processos, níveis de análises, barreiras, fluxos e redes (formal e informal). Os meios de comunicação nas organizações: classificação, características e linguagens das principais mídias internas e externas. Comunicação interna: conceitos, importância, novas exigências e novas práticas; Comunicação Integrada, Comunicação Corporativa e o Composto da Comunicação nas organizações. Texto escrito, oratória e informática (Word, Excel, Power point e Prezi) aplicada à administração. Comunicação Institucional (Relações Públicas, Marketing Social e Cultural, Jornalismo, Editoração, Propaganda Institucional e Identidade Corporativa); Comunicação Mercadológica ou Comunicação de Marketing (Marketing, Publicidade, Promoção de Vendas, Merchandising); administração estratégica da comunicação e a definição de políticas. Fundamentos de marketing para vendedores, técnicas de vendas, gestão de contas, planejamento de vendas e tendências.

GLOBALIZATION


Perspectivas contemporâneas nas teorias do desenvolvimento e globalização, modernidade, o surgimento da sociedade civil, do indivíduo e da economia de Mercado, e das identidades globais e locais, construção de novas identidades que dão lugar aos novos movimentos sociais: ambientalistas, de diversidade sexual, de direitos humanos, entre outros. O comércio exterior brasileiro e internacional: regras, marketing e política comercial. Internacionalização da empresa e do produto. Principais operações comerciais, formas contratuais de negociação. Administração de exportações. Administração de importações e as práticas cambiais e principais modalidades de pagamentos internacionais. As operações de câmbio e pagamentos internacionais. Conceitos e práticas de transportes internacionais, contratação de seguros no comércio exterior.

HUMAN RESOURCES & ORGANIZATIONAL


As Organizações e a Administração de Pessoal. Evolução da Administração de Pessoal: importância, origem e desenvolvimento. Funções Administrativas e Operacionais da Administração de Pessoal: funções, objetivos, políticas. Desafios da Gestão de Pessoal. Gestão por Competências. Subsistemas de Recursos Humanos: desenho de cargos, recrutamento e seleção, sistemas de remuneração, gestão do desempenho, demissão. Tendências em Gestão de Pessoas. Natureza e finalidade das equipes. Características de equipes. Estágios de desenvolvimento de grupos. Tipos de Equipes. Fatores determinantes da eficácia nas equipes. Liderança e motivação de equipes. Dinâmica das equipes: estabelecimento de objetivos, comunicação, tomada de decisão, conflitos, avaliação de desempenho.

NEGOTIATION


Comportamento Humano nas organizações, comportamento individual e em grupo, habilidade interpessoal, comunicação, solução de conflitos, liderança e poder, processo de negociação, estilos de negociação, estratégias de negociação, ética e negociação no mundo empresarial. Treinamento e desenvolvimento: conceitos, objetivos, estratégias. Etapas do Treinamento. Socialização organizacional. Qualidade de Vida no Trabalho. Modelos e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Clima Organizacional. Pesquisa de Clima Organizacional.

5ª Fase

BUSINESS LAW


Conceitos e princípios básicos do Direito. Os ramos do direito público e privado, relacionados ao curso, analisando suas características diferenciadoras: administrador/empresa e administração pública: aspectos teóricos e práticos. Novas tendências do Direito Público frente ao contexto brasileiro e internacional. Direito Civil e Empresarial: aspectos teóricos e práticos.

ETHICS AND PROFESSIONAL RULES


Fundamentos filosóficos. Objetividade dos valores. Ética da administração, da empresa e do gerente. Ética nos negócios. Princípios éticos relacionados a empregados, clientes, fornecedores, governo, concorrentes e sociedade. Temáticas que formam as boas práticas de Governança ao redor do mundo, ressaltando perspectivas futuras para a área no contexto do ambiente de negócios brasileiro e a relação com os diferentes setores administrativos.

LABOR LAW


Proporcionar aos alunos os conceitos e princípios básicos do Direito do trabalho e sua aplicabilidade, tendo em vista que todo o conhecimento jurídico necessita ser conceituado previamente. Normas constitucionais e infraconstitucionais do direito do trabalho. Fontes do Direito do Trabalho. A Consolidação das Leis Trabalhistas. Empregado versus Empregador e Gestão preventiva do trabalho.

SUSTAINABILITY


Conceito de desenvolvimento sustentável e suas principais dimensões: ambiental, econômica e social. Contexto histórico dos problemas ambientais e do surgimento da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Princípios éticos, ecológicos e econômicos que fundamentam a noção de sustentabilidade no mundo contemporâneo. Evolução do conceito e indicadores de desenvolvimento econômico, sustentável e educação ambiental. Índices econômicos e socioambientais para medir a sustentabilidade em relação ao Estado, Mercado, Sociedade, Governo e Terceiro Setor. Modelos de organização sustentável, indicadores de sustentabilidade empresarial: Índices de Sustentabilidade Empresarial das Bolsas de Valores (ISE/Bovespa), Balanço Social, Global ReportingInitiative (GRI) e Indicadores Ethos. Fair Trade (comércio justo). Cadeias de valor compartilhado; Base da pirâmide e empreendedorismo social; Ecologia e simbiose industrial Mercados de carbono voluntários e regulados; Clubes verdes e normas socioambientais; Selos e marcas socioambientais; Reputação socioambiental e Logística reversa.

TAX PLANNING


Noção introdutória ao direito tributário e financeiro, tributos, sistemas. Princípios tributários. Limitações ao poder de tributar. Gestão tributária nas empresas e planejamento tributário. Sistema tributário nacional, obrigações tributárias, crédito tributário, administração tributária, contencioso tributário. Noções de legislação, conceitos, espécies e classificações. Tributos federais, tributos estaduais, tributos municipais. Hipóteses e incidências.

6ª Fase

INNOVATION MANAGEMENT


Fundamentos da Inovação. Tipos e fontes de inovação. Modelos de inovação. Política industrial e de ciência e tecnologia. O processo de gestão criativa e de inovação na empresa. O modelo da Triple Hélice. Arranjos produtivos nacionais, regionais e locais de inovação. Ciência, tecnologia e desenvolvimento da gestão da inovação (pólos, parques e incubadoras de empresas de base tecnológica). Agências de Fomento. Incentivos fiscais. A Lei da Inovação e sua regulamentação. Propriedade Intelectual (Apropriação e transferência de conhecimentos. Natureza dos direitos de propriedade intelectual. Estratégia de patenteamento e licenciamento. Proteção ao conhecimento tradicional. Tecnologia e Inovação na Sociedade do Conhecimento). Gestão da Qualidade: conceitos básicos, dimensões, objetivos. Sistemas de qualidade. Controle, implementação e avaliação da qualidade.

LOGISTIC


Introdução, definições, fluxo físico e fluxo de informações, níveis de planejamento, decisões típicas de logística e Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Planejamento agregado em cadeias de suprimentos: um novo modelo competitivo e gerencial. Nível de serviço, previsão de demanda em cadeias de suprimentos. Estratégias e administração de estoques em cadeia de suprimentos. Modelos, parcerias e integração de processos na SCM - Supply Chain Management. Iniciativa e prática na SCM. Medição de desempenho, logística e tecnologia de informação e comunicação na SCM. Modais de transporte. Movimentação e armazenagem de materiais. Sistemas logísticos (portos, aeroportos, centros de distribuição e cross-docking). Embalagens e Equipamentos. Tecnologias e parcerias na cadeia de suprimentos. Governança e coordenação. Avaliação de desempenho. Equilíbrio econômico e financeiro. Compras, Global Sourcing e Global Logistics. Logística reversa, logística de reparos e logística emergencial.

POSITIONING


Comportamento do Consumidor. Arquétipos e Personas. Seleção de mercado alvo (target). Segmentação de mercado. Influências internas e externas no comportamento do consumidor. Diferenciação: lucratividade, importância, destaque, superioridade, exclusividade, acessibilidade. Concorrência: paridades e diferenças. Benchmarking. Posicionamento: marca, mercado, produto, negócio. Processo de decisão do consumidor final e organizacional.

START UP WORLD


Introdução, definições, fluxo físico e fluxo de informações, níveis de planejamento, decisões típicas de logística e Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Planejamento agregado em cadeias de suprimentos: um novo modelo competitivo e gerencial. Nível de serviço, previsão de demanda em cadeias de suprimentos. Estratégias e administração de estoques em cadeia de suprimentos. Modelos, parcerias e integração de processos na SCM - Supply Chain Management. Iniciativa e prática na SCM. Medição de desempenho, logística e tecnologia de informação e comunicação na SCM. Modais de transporte. Movimentação e armazenagem de materiais. Sistemas logísticos (portos, aeroportos, centros de distribuição e cross-docking). Embalagens e Equipamentos. Tecnologias e parcerias na cadeia de suprimentos. Governança e coordenação. Avaliação de desempenho. Equilíbrio econômico e financeiro. Compras, Global Sourcing e Global Logistics. Logística reversa, logística de reparos e logística emergencial.

TRENDS


Desenvolvimento de oportunidades de empreender (fazer) com a utilização de novas tecnologias, fundamentadas na semântica do mundo digital, virtualizando "lugares, recursos e agentes" aproximando inteligências, competências e demandas com o objetivo de promover inovação e competitividade. Visão Geral da Tecnologia da Informação (TI), tipos de sistemas de informação, planejamento estratégico, alinhamento de estratégias e do negócio. Arquitetura de sistemas de informação (ASI), arquitetura corporativa, modelos de gestão de TI. Indicadores e métricas para gestão de TI, monitoramento e avaliação de resultados de TI, Business Intelligence, inteligência artificial em TI. História da Internet. Cibercultura. Características da comunicação na web: interatividade, multimidialidade e hipertextualidade. Criação de sites. Publicidade na web e redes sociais.

7ª Fase

CAPITAL MARKET


Introdução aos Mercados de Capitais, mercados derivativos. Importância e estrutura dos mercados de capitais no Brasil. Análise de Investimentos em ações, investimentos de riscos. Introdução à precificação do risco. Sistema Financeiro Nacional. Ativos financeiros. Investimento no mercado de capitais. Governança corporativa. Introdução à análise fundamentalista e grafista. Planejamento estratégico para investimentos. Diagnóstico estratégico. Políticas estratégicas.

CONTROLLER


Origem e papel da Controladoria. Organização da Controladoria. Sistemas: empresarial, contábil e de gestão (aspectos comportamentais). Planejamento e Controle (econômico e financeiro). Avaliação de desempenho. Conceitos, papel, estrutura e funções da Controladoria. O Controller. Conceitos, classificações e nomenclaturas de custos; departamentalização e centro de custos; definição de bases de rateio e metodologia de aplicação de custos indiretos; custos de materiais diretos; custos de mão de obra; Efeitos dos Tributos sobre custos e preços, formação de preços.

FINANCES


Noções de Contabilidade, e ativos e passivos circulantes, patrimômio (conceitos e classificações), capital de giro; Fontes de recursos a curto e longo prazo. Análises de investimentos. Efeitos da depreciação e dos Impostos sobre os investimentos. Papel da Administração Financeira; Estruturação e análise de cenários. Significado e objetivo da administração financeira. Decisões financeiras. Risco e retorno. Administração do capital de giro. Fontes de recursos de longo prazo. Estrutura de capital. Análise das demonstrações financeiras. Custo de capital e criação de valor. Alavancagem operacional e financeira. Planejamento financeiro e orçamentário.

MACROECONOMICS & MICROECONOMICS


Fundamentos à Microeconomia e políticas Macroeconômicas. Problemas Macroeconômicos. Contabilidade Social (Contas nacionais; PIB e PNB; Renda Nacional; Demanda e Oferta Agregadas; Inflação; Emprego). Instrumentos da política macroeconômica (políticas fiscal, monetária, cambial e de rendas). Políticas Econômicas. Inflação. Crescimento e desenvolvimento econômico. Economia Internacional e Economia Brasileira. Teoria elementar da oferta e da demanda; equilíbrio de mercado; elasticidade. Teoria da firma (custos, receita, produção. Lei dos rendimentos decrescentes). Teoria do consumidor (teoria da utilidade e da escolha). Estruturas de mercado.

MATHEMATIC


Noções de Matemática financeira aplicada. Funções de Várias Variáveis. Taxas de Juros. Juros Simples e Composto. Desconto Simples e Composto. Equivalência de capitais. Taxa Nominal, efetiva e equivalente. Série de Pagamentos. Sistemas de Amortizações de Empréstimos e Financiamentos; Tir e Vpl. Estatística básica: medidas, probabilidades, inferência, hipóteses, variância. Estatística descritiva, distribuições estatísticas, correlações.

8ª Fase

ECC


Desenvolvimento de Metodologia, Consultoria e/ou Estruturação de negócio Inovador. Plano de negócios. Formatação de MVP. Captação de investimento. Pitch de negócio.

ESTÁGIO


Realizar atividade de Administração com ênfase em Empreendedorismo e Inovação na prática em startups, incubadoras ou empresas de qualquer porte.

LIBRAS


Aspectos clínicos, educacionais e sócio-antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira. Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais. Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial.

Docentes

  • Jovani Castelan
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: jovani.castelan@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 24 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Claudia Nandi Formentin
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: claudia.formentin@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Parcial
  • Tempo de casa: 12 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Diego Piovesan Medeiros
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: diego.medeiros@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 12 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Gabriela Rocha Roque
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: gabriela.roque@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Não informado
  • Tempo de casa: 11 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Michel Dos Santos Inacio
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: michel.inacio@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 10 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Gutemberg Alves Geraldes Junior
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: gutemberg.geraldes@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 06 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Vanessa Wendhausen Lima
  • Titulação: Doutorado
  • E-mail: vanessa.wendhausen@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Parcial
  • Tempo de casa: 06 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Caroline Elise Schnack
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: caroline.schnack@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Horista
  • Tempo de casa: 04 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Felipe Kanarek Brunel
  • Titulação: Mestrado
  • E-mail: felipe.kanarek@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Não informado
  • Tempo de casa: 01 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates
  • Katiane Stolk De Souza
  • Titulação: Especialização
  • E-mail: katiane.stolk@satc.edu.br
  • Regime de trabalho: Integral
  • Tempo de casa: 01 ano(s)
  • Link Currículo Lates: link lates

Esse site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Clique para saber mais.

Clicar em “entendi” você estará concordando com nossa política de privacidade.