Graduação em

Publicidade e Propaganda

O curso prepara o aluno para o universo da comunicação, capacitando-o para atuar em diferentes áreas do mercado. Os professores preparam aulas criativas e inovadoras a fim de estimular as habilidades necessárias para formar um profissional qualificado.

Mensalidade

R$ 1.210,66

Período

Noturno

Mais detalhes

Modalidade

Presencial

Tipo de curso

Graduação

Tempo de conclusão

4 anos

Carga horária

2810h

Local

Criciúma - SC
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PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária
1ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1501022 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 60.00 4.00 OB
1501052 ENTRETENIMENTO E CONTEÚDO 60.00 4.00 OB
1501032 FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL 60.00 4.00 OB
1501012 HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1501042 INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA 60.00 4.00 OB
2ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1502032 DIREÇÃO DE ARTE 60.00 4.00 OB
1502042 ÉTICA 60.00 4.00 OB
1502012 FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA 60.00 4.00 OB
1502052 PRINCÍPIOS DE MARKETING 60.00 4.00 OB
1502022 REDAÇÃO CRIATIVA 60.00 4.00 OB
3ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1503042 ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1503062 LIBRAS 30.00 2.00 OP
1503052 PLANEJAMENTO DE MARKETING E DE COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
1503012 PRODUÇÃO DE ÁUDIO 60.00 4.00 OB
1503022 PRODUÇÃO GRÁFICA 60.00 4.00 OB
1503032 REDAÇÃO ON E OFFLINE 60.00 4.00 OB
4ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1504042 BRANDING (GESTÃO DE MARCAS) 60.00 4.00 OB
1504052 MARKETING DIGITAL 60.00 4.00 OB
1504022 PRODUÇÃO AUDIOVISUAL 60.00 4.00 OB
1504032 SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA 60.00 4.00 OB
1504012 STORYTELLING E TRANSMÍDIA 60.00 4.00 OB
5ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1505012 CRIAÇÃO EM MÍDIA DIGITAL 60.00 4.00 OB
1505022 ESTUDOS CULTURAIS 60.00 4.00 OB
1505042 FUNDAMENTOS DA MÍDIA 60.00 4.00 OB
1505032 RELAÇÕES DE CONSUMO 60.00 4.00 OB
1505052 SEMIÓTICA APLICADA 60.00 4.00 OB
6ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1506032 MARKETING DE VAREJO 60.00 4.00 OB
1506022 MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 30.00 2.00 OB
1506052 METODOLOGIA CIENTÍFICA 30.00 2.00 OB
1506062 PESQUISA DE MERCADO 60.00 4.00 OB
1506042 PLANEJAMENTO DE MÍDIA E NO MÍDIA 60.00 4.00 OB
1506012 TEORIA DA COMUNICAÇÃO 60.00 4.00 OB
7ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1507022 ATENDIMENTO PUBLICITARIO 30.00 2.00 OB
1507012 BRANDED CONTENT 60.00 4.00 OB
1507032 DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE E-BUSINESS 60.00 4.00 OB
1507052 MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS 30.00 2.00 OB
1507042 PFC I 60.00 4.00 OB 1800.00
1507062 TÓPICOS ESPECIAIS I 60.00 4.00 OB
8ª Fase
CÓDIGO COMPONENTE CURRICULAR CH CRÉDITOS TIPO PR-CC PR-CH
1508012 COMUNICAÇÃO, DISCURSO E PODER 60.00 4.00 OB 0.00
1508042 DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 30.00 2.00 OB 1507042
1508062 ESTÁGIO 210.00 2.00 OB 1500.00
1508022 INDÚSTRIA CRIATIVA 30.00 2.00 OB
1508072 PFC II 60.00 4.00 OB 1507042
1508032 RELACIONAMENTO E COMPORTAMENTO EMPRESARIAL 60.00 4.00 OB
1508052 TÓPICOS ESPECIAIS II 60.00 4.00 OB
Carga curricular
2610
Carga complementar
200
Carga total
2810

PR-CC = Pré requisito componente curricular / PR-CH = Pré requisito carga horária

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O que oferecemos na nossa formação em Publicidade e Propaganda

O famoso mundo da comunicação, mas você não precisa ser o mais falante. Saiba que comunicar-se pode acontecer de várias outras formas além da fala, por isso, não tenha medo de se lançar nessa área.

Você pode se expressar, ou expressar o sentimento de outra pessoa ou serviço por meio de imagens, edição de vídeo, redes sociais, ações ou até estratégias de marketing.

Utilizando laboratórios e estúdios de TV, rádio, fotografia, dentre outras ferramentas afim de estimular as habilidades necessárias para formar um Publicitário.

Caminhos da carreira de Publicidade e Propaganda

O publicitário pode trabalhar em agências de publicidade, redes sociais, setores de comunicação internos de empresas públicas, privadas ou governamentais e departamentos ligados a essas áreas. Também podem trabalhar em veículos de comunicação, estúdios, produtoras ou como freelancer.

Entre em
contato

Recepção
Atendimento
Coordenação
Gutemberg Alves Geraldes Junior
Secretário(a) de departamento
Ronaldo Pavanati Junior
FAQ

Aqui vão algumas respostas
das perguntas mais frequentes

Sobre as
graduações

As aulas são das 18h50 às 22h de segunda a sexta.

Você pode ingressar na UniSatc sendo Aluno ou ex-aluno Satc, Disciplina isolada, ENEM,
Curso Superior já concluído, Transferência EX OFFICIO, Transferência externa e Análise de
Desempenho. Veja mais detalhes.

As Atividades Complementares são consideradas como parte integrante do currículo dos
cursos de Graduação, cada curso tem sua quantidade de horas a serem entregues e um
professor para orientar na entrega.

A rematrícula é feita pelo portal do aluno ao final de cada semestre.

Ficou com alguma dúvida?

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Ementa do curso

1ª Fase

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO


Conceitos de Inovação e Criatividade. Desenvolvimento do raciocínio convergente e divergente. Construção da ideia criativa e inovadora. A perda da criatividade: Industrialismo e Especialismo. Orientações para retomada da criatividade. Abordagens do design cocriativo e inovador. Prática de Técnicas criativas: Brainstorm, mapa mental, painel semântico, mapa de empatia, 635 e 6 chapéus.

ENTRETENIMENTO E CONTEÚDO


Desenvolvimento de conteúdo para os mais diversos meios de comunicação. O lúdico e o entretenimento como estratégica de comunicação.

FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL


Elementos Básicos da Linguagem Visual e sua organização compositiva, princípios da composição e aplicação desses conceitos na área da comunicação.

HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO


A historiografia dos processos e fenômenos de comunicação, desde a pré-história até a contemporaneidade. A evolução dos meios de comunicação no Brasil e no mundo e seus impactos no contexto sociocultural, histórico e econômico.

INTRODUÇÃO A PUBLICIDADE E PROPAGANDA


Conceitos, funções, mercado de trabalho. Por dentro de uma agência de publicidade. Princípios de marketing e de propaganda. Mercado regional, nacional e internacional.

2ª Fase

DIREÇÃO DE ARTE


O que é direção de arte. O papel do diretor de arte na publicidade. Princípios da comunicação visual. Estudo de formas, cores, tipografia e elementos visuais no layout publicitário. Briefing e ideia. Do rough até a arte final. Diagramação e harmonia. Planejamento dos trabalhos. Perfil de liderança e produtividade pessoal. A busca por inspiração na profissão.

ÉTICA


Ética profissional e o código de ética dos publicitários. Legislação aplicada ao exercício da atividade publicitária e aos meios de comunicação. O comportamento ético do profissional. Ética e moral. As funções sociais inerentes a publicidade e aos meios de comunicação. Conselho e código de autorregulamentação (CONAR). Os problemas da legislação publicitária.Direitos autorais. Código de defesa do consumidor. Conceitos de cidadania e integração social.

FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA


História e o processo fotográfico. Princípios da fotografia. A linguagem não-verbal da imagem. Equipamentos, cores, formas, iluminação e práticas de utilização. Fotografia digital. Fotografia em estúdio envolvendo pré-produção, produção e pós-produção, tratamento de imagens.

PRINCÍPIOS DE MARKETING


O Marketing e suas funções. O mix de Marketing. Conhecimento de mercado. O Marketing dentro das empresas. Estratégias de lançamentos de produtos e conceitos mercadológicos micro e macro-ambientais. Princípios do marketing digital. A estrutura do marketing digital. Métricas. Jornada do consumidor.

REDAÇÃO CRIATIVA


Introdução à redação criativa. Figuras de linguagem e suas possibilidades criativas. Caracterização dos gêneros textuais. Análise de elementos ficcionais. A progressão da trama: linearidade x ruptura. O trabalho da fantasia e a construção da verossimilhança. Estúdio de criação.

3ª Fase