Foi para reforçar o currículo e garantir oportunidades melhores que o Thiago Casagrande ingressou no curso técnico em Eletrotécnica do Colégio Satc. Ele escolheu a capacitação para adquirir conhecimento sobre eletricidade e dar os primeiros passos na carreira. O estudante ainda nem se formou, mas já conseguiu um estágio na área. Hoje ele atua na Embraco.
“A vaga chegou até mim através do Portal do Aluno no site da Satc. Como eu sempre tive interesse em trabalhar na área, fui em busca de uma oportunidade e deu certo. Hoje atuo como estagiário de laboratório de acústica e utilizo muito o que aprendo em sala de aula, além de aplicar o conhecimento também no dia a dia, já que a eletricidade é essencial para tudo”, destaca.
Nestes 58 anos de história, que o ensino técnico completa no dia 10 de abril, mais de 15 mil alunos já conseguiram uma oportunidade no mercado de trabalho. O saldo é resultado da parceria da instituição com empresas de renome no mercado. Somente em 2020, mais de duas mil novas vagas de estágio foram disponibilizadas. Já em 2021, apenas nos três primeiros meses, já são 700 vagas.
De acordo com o coordenador do Setor de Estágios da Satc, Fabiano Ugioni, o mercado de trabalho está sedento por mão de obra técnica. “A procura das empresas por estagiários da Satc tem crescido a cada ano, mesmo em tempos difíceis. Isso se deve ao perfil de formação dos nossos profissionais que está de acordo com o que as empresas almejam para compor equipes qualificadas, que as ajudam a se manterem sólidas e a se desenvolverem”, ressalta.
A contribuição na vida dos alunos, através dos cursos técnicos, faz parte da missão da Satc de oportunizar a mobilidade social. Segundo a coordenadora do ensino técnico, Adriana Just, é uma forma de fazer com que os alunos evoluam tanto comportamental quanto profissionalmente. “Eles visualizam no curso técnico, a oportunidade em mudar de vida; e isto realmente acontece. Mesmo após formados, ficará com eles a capacidade de organização, planejamento, resiliência, entre outras habilidades que a experiência desenvolve”, pontua.
Ensino técnico na Satc conta com diferenciais
Alunos que participam do ensino técnico na Satc contam com diferenciais. São eles:
– Direcionamento para uma formação técnica a nível de ensino médio (você conclui o ensino médio com uma profissão e um direcionamento inicial);
– Desenvolvimento de competências relacionadas à liderança, planejamento, resiliência, organização, gestão do tempo, relacionamento pessoal;
– Conhecimento prévio para o curso superior (quando este está relacionado ao superior desejado);
– Melhor capacitação para ingresso no mercado de trabalho ao final do ensino médio.