As compras de Natal e a chegada do Ano Novo, elevam a quantidade de compras para os comerciantes, fazendo aumentar a taxa de contratações temporárias nas lojas. Os lojistas ampliam oportunidades e geram experiência para os contratados.
Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Tiago Marangoni, a quantidade de contratações no comércio de Criciúma está alta. Elas iniciaram em novembro com, aproximadamente, 600 vagas para serem preenchidas.
Marangoni também afirma que, comparado a 2020, este ano as contratações estão melhores. Ano passado devido aos riscos da Covid-19, os índices de compras e de contratações decaíram nas áreas comerciais. Foi um ano cheio de incertezas e com suspensões de contratos de trabalho. Entretanto, este ano está melhor em relação ao mercado.
“Existe até possibilidade das vagas temporárias se tornarem permanentes. Sendo assim, beneficiam tanto as lojas quanto as pessoas empregadas. Dessa forma, os lojistas sempre devem buscar dar melhores experiências de atendimento para seu consumidor, e as vagas temporárias acabam ajudando nesse aspecto”, pondera.
E para aqueles que buscam conseguir empregos nas áreas comerciais, a dica que Marangoni aconselha é sempre possuir entusiasmo. Tratar os consumidores com empatia e aproveitar cada momento para fazer novos contatos, aprendizados e ganhar experiência profissional para crescer no mercado de trabalho e, futuramente, poder montar seu próprio negócio.
Experiência no mercado pode auxiliar na hora das contratações temporárias
De acordo com a lojista Sarah Pontes Lisboa, a experiência e a oportunidade do emprego estão boas. As pessoas estão contidas nas compras de final de ano, o que traz movimentações para o trabalho todos os dias. Sendo assim, os empregos temporários ajudam a reduzir a burocracia na contratação de novos funcionários.
“As lojas estão buscando pessoas de forma urgente. Então, encontrar e escolher as que se identificam, demonstram interesse e praticidade ajuda a melhorar o rendimento comercial nas lojas”, ressalta.
Conforme Sarah, essas oportunidades de empregos ajudam nas rendas dos funcionários neste fim de ano. “Os salários sem descontos e os comissionados melhoram a renda. Além disso, as contratações permanentes costumam ocorrer após este período de experiência temporária, seja pela loja, pelos contatos realizados com lojas vizinhas ou até mesmo no contato com os próprios clientes da loja”, afirma.