Yannick Bolasie, atacante congolês de 34 anos, com destaque nas suas passagens em clubes das principais divisões da Inglaterra, está próximo de fechar acordo com o Criciúma. A informação surpreendente veio do jornalista italiano Fabrizio Romano, conhecido por revelar as transferências do futebol mundial.

Criciúma tenta a transferência para contar com o atacante na temporada de 2024. “A negociação está sendo encaminhada e vem acontecendo desde dezembro. Podemos confirmar que existe mas que ainda não está confirmada”, explicou o executivo de futebol do Criciúma E.C., Alex Brasil

O jogador naturalizado congolês, nasceu em Lyon na França. Foi revelado nas categorias de base pelo Hillingdom Borough da Inglaterra em 2007 e continuou sua carreira pelo futebol inglês jogando em equipes da segunda divisão inglesa como Plymouth Argyle e o Bristol City, até chegar na equipe onde teve o seu maior destaque, o Crystal Palace, em 2012.

Já na temporada 2012-13 da Championship (segunda divisão inglesa), Bolasie contribuiu com 3 gols na competição e foi nomeado para a seleção ideal do torneio, ajudando a equipe que subiu para a Premier League (primeira divisão inglesa) após 8 anos. E assim dando início a trajetória do atacante na elite do futebol inglês.

Por Crystal Palace e Everton, o congolês acumula 119 jogos na Premier League, com 11 gols e 17 assistências. Conhecido por ser um driblador, na temporada 2013-14 Bolasie ficou na quinta colocação de dribles completos no campeonato, com 75, figurando o top 5 com grandes nomes do futebol mundial como Luís Suarez e Eden Hazard.

Em 2014, o jogador teve um drible de destaque em um jogo contra o Tottenham, na ocasião Bolasie passou pelo Dinamarquês Christian Erilksen, perto da linha lateral, levantando a bola com um giro e saindo da marcação. O drible ficou conhecido como “Bolasie Flick”, até sendo adicionado no famoso jogo de videogame, FIFA 15.

Após deixar a Inglaterra em 2018, o atacante atuou pelo Anderletch da Bélgica, Sporting de Portugal e Caykur Rizespor da Turquia. Em 2023 se transferiu ao seu último clube o Swansea City do País de Gales, onde disputou 12 partidas e não teve participação direta em gols.