Celebrado no dia 22 de março, o Dia Mundial da Água une a população para a conscientização da importância do recurso hídrico. Na região, a Barragem do Rio São Bento é a responsável pelo abastecimento de 6 municípios, Siderópolis, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Içara e Nova Veneza, totalizando o atendimento de mais de 300 mil habitantes.

“Hoje, a barragem libera 1000 litros de água por segundo, sendo direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro São Defende, em Criciúma. É lá que todos os processos de tratamento são realizados, para que a água esteja adequada para o consumo e seja distribuída para o abastecimento das cidades”, explica o técnico mecânico da Casan, Rafael Da Silva Siqueira.

Considerado o maior reservatório de água da região sul, a barragem possui um lago artificial de 450 hectares e capacidade de 58 bilhões de litros de água. “Com um investimento de 60 milhões de reais, o projeto começou a ser pensado no ano de 1980 por conta da falta de recursos hídricos, principalmente na região de Criciúma, causada pelos danos da mineração. Com o início da obra em 2001 e com a estrutura finalizada em 2003, a barragem é construída por três muros e é operada 24 horas por dia”, ressalta Siqueira. 

Protegida pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí e com o cenário da Serra Geral ao fundo, a barragem, além do abastecimento, fortalece o turismo da região. “É uma paisagem que chama atenção, principalmente por conta da torre da Capela de São Pedro que foi mantida a pedido das pessoas que viviam aqui. A comunidade, que também recebia o nome do santo, era composta por, aproximadamente, 30 famílias, e em memória a essa história a Casan manteve esse símbolo que representa tanto para essa população”, destaca o técnico mecânico.