Com a chegada do Natal e as festas de fim de ano, nas famílias e empresas é comum a realização da brincadeira do “amigo secreto”. É hora de presentear alguém que não sabe exatamente de quem receberá o presente. Engraçada e uma forma de confraternizar, a iniciativa também movimenta o comércio.
Para os vendedores de lojas de variedades, que precisam ajudar na escolha dos presentes de amigo secreto, essa tarefa pode ser um pouco complicada. De acordo com a vendedora Tomazia Costa, é mais fácil sugerir presentes para mulheres que para homens.
“Mulheres costumam gostar de maquiagens, decorações, luminárias, itens de papelaria. Os homens que aparecem por aqui geralmente saem com itens de decoração simples, ou um copo, uma caneca… a variedade de sugestões de presente para eles é menor”, ressaltou.
Em empresas, o amigo secreto geralmente conta com uma lista de sugestões de presente feitas pelos colegas que participam da confraternização. Assim, a escolha de quem vai comprar o presente se torna mais fácil. “Ultimamente nossos clientes têm vindo com sugestões das pessoas que vão receber os presentes. Aí fica mais fácil comprar algo que a pessoa goste”, relatou a gerente da Papelaria Fátima, Maria Aparecida Patrício.
Mesmo com uma lista de possíveis presentes, os clientes ainda podem encontrar obstáculos no momento de escolher o que dar. O preço dos itens é um fator bastante importante, já que com o passar dos anos os amigos secretos passaram a adotar um valor mínimo ou máximo, para que nenhum dos amigos receba presentes desiguais em valor.
Seja criativo na escolha do presente do amigo secreto
A servente escolar Eliane Felisberto Locks participa do amigo secreto todos os anos. Desta vez, encontrou dificuldades para presentear a pessoa que lhe foi sorteada. “Demorei para encontrar alguma coisa, foi bem difícil. A pessoa que eu tirei tinha um gosto muito peculiar. Mesmo com uma lista de sugestão eu não conseguia encontrar quase nada nas lojas, e quando encontrava, passava demais do valor estipulado por quem organizou a brincadeira”, alegou.
Saber um pouco dos gostos do amigo, coisas que se interessam pode ajudar. Conforme os vendedores, a dica é ficar atento. Outra opção é unir mais de um produto, quando o valor estiver muito abaixo do orçamento proposto.
“O que nós podemos sugerir é a montagem de kits. Juntar mais de um item em um presente só, acaba sendo mais econômico. Em nossa loja cada kit pode ir até R$ 50, assim o valor não fica muito elevado”, aconselhou Maria Aparecida.
