A troca de
conhecimento
nos faz alcançar
o inexplicável
Há mais de 65 anos, transformando pessoas e organizações por meio da educação e tecnologias inovadoras, contribuindo para um crescimento sustentável.
Com o objetivo de ser referência de educação e tecnologia de Santa Catarina, promovemos soluções inovadoras e na contribuição com o desenvolvimento sustentável.
Queremos realizar seus sonhos através da transformação técnica-profissional e sócio-emocional.
sobre a instituição
Há mais de 65 anos construindo o saber
A inovação e a ação social fazem parte do DNA da Satc desde a sua fundação, em 1959.
Uma instituição filantrópica, criada para ser o braço assistencial da Indústria Carbonífera do sul de Santa Catarina, a instituição se tornou referência na formação técnica de profissionais, e também na formação de cidadãos comprometidos com a sociedade.
A Satc atua na formação 360°, preparando seus alunos para se tornarem cidadãos com conhecimento científico, tecnológico e cultural.
A instituição atua da Educação Infantil até a Pós-graduação, sempre inovando em suas metodologias de ensino.
Para isso, dispõe de uma infraestrutura focada na aprendizagem completa de seus alunos e colaboradores: 60 laboratórios, 85 salas de aulas, complexo esportivo, áreas verdes, além de profissionais alinhados com o mercado.
Desde 2008, a Satc é certificada com a ISO 14001, que determina seu comprometimento com a redução de impactos ambientais no processo interno.
Também atua na área da pesquisa científica e serviços laboratoriais, trazendo novas perspectivas de desenvolvimento sustentável com o Centro Tecnológico Satc.
Conheça a estrutura
completa da Satc
pelo tour 360º
Uma estrutura completa
para te atender
550 mil m²
área total
38 mil m²
área construída
60 lab.
de nível
tecnológico avançado
85
salas de aulas
Missão
Transformar pessoas e organizações, por meio de educação, tecnologia e inovação, contribuindo para um mundo melhor.
Valores
EDUCAÇÃO:
Oportunizar o crescimento contínuo das pessoas;
NEGÓCIO:
Promover o Crescimento Sustentável via transformação de pessoas e organizações;
PROPÓSITO:
Promover a evolução das pessoas;
INOVAÇÃO:
Busca constante da inovação por meio de novas tecnologias;
LIDERANÇA:
De forma inspiradora, desenvolver sua equipe e se autodesenvolver, buscando o melhor ambiente organizacional e entrega de resultados;
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL:
Compromisso de agregar valor para as partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável;
TRANSPARÊNCIA E ÉTICA:
Em todas as relações com as partes interessadas;
SENSO DE PERTENCIMENTO:
Sentir-se parte da Instituição;
CLIENTE:
Excelência e encantamento no nível de serviços aos clientes, fazendo da Satc uma organização desejada para construir relações duradouras.
Visão
Ser lembrada como o melhor ecossistema educacional e tecnológico nas áreas de atuação, com resultados sustentáveis.
Missão
Transformar pessoas e organizações, por meio de educação e tecnologias inovadoras, desenvolvendo competências e contribuindo para um mundo melhor
Visão
Ser o mais completo ecossistema educacional do Sul do Brasil, entregando a melhor experiência de vida e contribuindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Valores
EDUCAÇÃO:
Oportunizar o crescimento contínuo das pessoas;
INOVAÇÃO:
busca constante da inovação por meio de novas tecnologias;
LIDERANÇA:
Inovadora, flexível, participativa e comprometida com as partes interessadas com foco na sustentabilidade econômica, com princípios filantrópicos, buscando a qualidade e o aprimoramento contínuo;
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL:
Compromisso de agregar valor para as partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável;
TRANSPARÊNCIA E ÉTICA:
em todas as relações com as partes interessadas;
SENSO DE PERTENCIMENTO:
sentir-se parte da Instituição.
Corpo dirigente
da Satc
Fernando Luiz Zancan
Diretor executivo da Satc
Márcio Zanuz
Diretor financeiro da Satc
Carlos Antônio Ferreira
Reitor do Centro Universitário UniSatc
Izes Beloli
Diretora do Colégio Satc
Luciano Bilessimo
Pró-reitor de pesquisa e inovação do Centro Tecnológico Satc
Jovani Castelan
Pró-reitor de ensino e extensão do Centro Universitário UniSatc
Conheça nossa jornada
A Sociedade de Assistência aos Trabalhadores do Carvão (Satc) foi criada em 1959, com o objetivo de assistir aos operários do setor carbonífero.
Na década de 60 foi criada a Escola Industrial, masculina e voltada exclusivamente para o ensino profissionalizante, com um internato para facilitar a inclusão de alunos de outras cidades.
Nos anos finais do Ginásio (como era chamado o Ensino Médio), o ensino regular era concomitante ao curso de Aprendizagem Industrial, possibilitando aos alunos ingressarem no mercado de trabalho com uma certificação profissional.
Neste período, foi criado o primeiro logotipo da escola, a Fanfarra (atual Banda Marcial) e um conjunto musical.
No final da década de 60, foi implantado o primeiro Curso Técnico: Eletromecânica. Com ele, a instituição passou a se chamar Escola Técnica Industrial “General Oswaldo Pinto da Veiga” (homenageando o maior defensor da implantação da Satc).
1960
1970
A década de 70 foi marcada por mudanças, como a abertura da escola para o ingresso de moças.
Aconteceram as formaturas das primeiras turmas de cursos técnicos, como Eletromecânica e Mineração, além da implantação de novos cursos técnicos.
Com o passar do tempo, houve a necessidade de especialização do técnico, decidindo-se pelo desdobramento do curso técnico de Eletromecânica em Eletrotécnica e Mecânica.
Deste modo, foi necessário reorganizar a direção da escola, criando a coordenadoria dos cursos e um setor específico de apoio pedagógico, para auxiliar o professor.
Nesta década houve ainda: a inauguração da capela, de uma quadra esportiva, um laboratório de Eletrotécnica e o desenvolvimento de um novo logotipo. A Biblioteca passou a ocupar um espaço maior e o diretor geral institui o Dia Olímpico (atual JOS – Jogos Olímpicos Satc), onde o Grêmio Estudantil programava jogos e brincadeiras.
A década de 80 foi motivada pelo cenário político e de desenvolvimento da região, além de ter trazido muitas transformações para a Satc.
Iniciando pelo fechamento do Internato, o qual aconteceu em virtude da abertura de estradas que ligavam as cidades.
Nesta década, foi construído um novo pavilhão para os cursos de Eletrotécnica e Eletrônica.
Também foi criada a Associação de Pais e Professores (APP) e teve início a construção do complexo esportivo. Em 1982, o prédio do SIECESC começou a ser construído, com o objetivo de abrigar a direção executiva da Satc.
O final da década de 80 foi marcado pela crise do Carvão que refletiu no início da década de 90.
1980
1990
A década de 90 foi um período de reestruturação e resgate da credibilidade da Satc.
Em virtude da crise do carvão, iniciada no final da década de 80, sem recursos financeiros oriundos da contribuição do setor carbonífero, foi necessário fechar o ensino de 5ª a 8ª série.
Foi empossada uma nova diretoria com a missão de reerguer a Satc. No novo planejamento, a escola deixou de ser gratuita e passou a cobrar dos alunos de acordo com a realidade financeira, com exceção de alunos carentes.
Dessa forma, o Ensino Fundamental foi reativado e ainda manteve-se quatro cursos técnicos.
Ao final da década de 90, foi necessário buscar parcerias para o crescimento da escola, os recursos foram investidos na modernização dos equipamentos e na implantação de novos laboratórios e, em parceria com o SENAI, passou-se a oferecer dois cursos superiores de tecnologia.
Os anos 2000 foram marcados pelos 50 anos da Satc, pela conquista de muitos prêmios, por contínuas mudanças e pela expansão da marca.
Como o início da realização de cursos técnicos fora da sede. Prêmios como o DNA – Desafio Nacional Acadêmico – e o World Silks. Já na expansão da marca, o projeto Satc para todos foi criado visando o desenvolvimento da educação profissional de nível básico gratuito com diversos cursos, conforme a realidade de cada cidade.
A mudança do nome aconteceu devido ao Código Civil, para a instituição continuar com o titulo de filantropia, oficializando o nome que adota nos dias de hoje: Associação Beneficente da Indústria carbonífera de Santa Catarina. Ainda nos anos 2000, a Satc passa a oferecer o primeiro curso da Faculdade Satc: Engenharia Elétrica.
O segundo curso aberto foi o de Engenharia Mecânica. Em 2007, a Satc abriu portas para uma nova área de atuação, Ciências Humanas, com o curso de Jornalismo.
Ainda nesta década, houve a criação do Centro Satc de Meio Ambiente, em consonância com a preparação para a ISO 14001, que foi obtida em 2008, sendo a primeira escola do estado e a quarta do país a obter a certificação na época. O primeiro curso técnico EaD, o início da construção do CTCL (atual CT), e a inauguração do Centro de Convivência para beneficiar alunos e colaboradores também marcaram os anos 2000.
2000
Confira o calendário corporativo da Satc e fique por dentro dos eventos e datas importantes para a instituição.
Portal de notícias
e conteúdos
Se informe e aprenda com nossas publicações, sejam elas sobre a região ou sobre educação.
Traremos um conteúdo rico em informações para você.