A busca por elevar os indicadores dos processos produtivos tem impulsionado nos últimos anos os estudos e implementações de ferramentas ágeis, afim de obter as métricas definidas pela direção das empresas e, consequentemente, atender a demanda. Atento às novas habilidades que os futuros engenheiros precisam atender, o curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc, na disciplina de Planejamento e Gestão de Manutenção, promoveu um workshop com foco em metodologias ágeis. O palestrante foi o diretor de Operações da Procer, Evandro Pavei Piucco.

Durante o workshop, Piucco compartilhou com os acadêmicos suas experiencias industriais na área de gerenciamento de projetos abordando a relevância do planejamento das equipes e do treinamento.

“O gerenciamento de projetos é um conjunto de práticas utilizadas para fazer o planejamento, execução, monitoramento e controle dos projetos em uma organização. Gerenciar projetos de forma eficiente facilita a comunicação e a coordenação da equipe, além de permitir um maior entendimento sobre os indicadores de desempenho”, afirmou.

A proposta visa proporcionar a vivência prática dos acadêmicos. Eles foram divididos em grupos para o gerenciamento do projeto e construção de um avião, (usando apenas caneta e papel folha A4). Nos grupos foram definidos os papeis estratégicos para os alunos em cada equipe, desde gestor até funções básicas de produção.

“A interação dos acadêmicos com profissionais do mercado proporciona a compreensão da aplicação de técnicas através de cases reais e, consequentemente, enriquece a formação do futuro eng. mecatrônico”, informou o coordenador de Engenharia Mecatrônica, João Mota.

“O aluno quando exposto a conteúdos reais aplicado nas industrias consegue melhorar o aprendizado e o interesse no conteúdo trabalhado na sala de aula. Parte do conteúdo mostrado pelo palestrante foi tema das aulas de gerenciamento de manutenção, onde os alunos aprendem estratégias de gerenciamento de equipes de manutenção”, destacou o professor de disciplina Anderson Daleffe.

*Texto professor João Mota.