Com a criação de novas metas no início de mais um ciclo de aprendizado, os métodos de organização se tornam, cada vez mais, presentes na rotina escolar e no período de volta às aulas. Seja no Ensino Fundamental, Médio ou até mesmo na faculdade, o ato de organização costuma proporcionar benefícios aos estudantes, além de ajudar, principalmente, no rendimento escolar durante os momentos de estudos em mais um ano letivo.  

Segundo a psicóloga, Tássia Alexandre Mendes, o processo de organização proporciona uma visão ampla do que é preciso executar. Contribuindo para a criação de hábitos e horários específicos para a execução de determinadas tarefas que precisam ser feitas. 

“Com boas formas de organização conseguimos criar métodos de trabalhos e estudos mais eficazes. Desse modo, os estudantes conseguem ter mais foco na realização das tarefas e trabalhos com menos procrastinação. Como resultado, não ficando ansiosos pelo o que precisa ser realizado, porque tudo será feito com tempo”, destaca. 

A estudante, Ísis Enya D’Agostin Flor, está no terceiro ano do Ensino Médio e para ela o ato de organização é uma questão de lógica e adaptação nos métodos de estudos. “Eu passei por alguns problemas no último ano devido a minha organização em relação aos prazos de alguns trabalhos. Assim, comecei a fazer alguns testes para saber qual a forma de organização que eu me adaptaria melhor durante o ano escolar”, conta. 

Ísis ressalta que a melhor forma que encontrou para se organizar foi utilizando uma agenda, anotando os prazos e criando um cronograma para executar suas tarefas. “Quando somos organizados e controlamos nossa rotina de estudos, percebemos que temos tempo para concluir tudo. Sendo assim, gerenciando nossas horas no dia a dia conseguimos fazer e planejar as atividades com antecedência, proporcionando mais tempo para descansar posteriormente”, afirma.  

O que a falta de organização pode causar?

Em contrapartida, mesmo a organização proporcionando benefícios no processo de estudos, a desorganização provoca a queda e determinados problemas no rendimento escolar. De acordo com Tássia, o ato de desorganização pode contribuir no sentimento de estresse e cansaço mental durante o período de estudos.  

“Devido a desorganização, os estudantes se sentem perdidos com os prazos e a procrastinação começa a aparecer, assim como, a ansiedade. Então, a melhor forma de se manter organizado é as pessoas terem um objetivo bem específico em mente, construindo pequenas metas no dia a dia e percebendo as melhores formas de execução para tudo sair como planejado”, pontua a psicóloga. 

Como criar um cronograma de organização?  

As pessoas que querem ser organizadas, mas não sabem por onde começar, a psicóloga explica que primeiro é preciso se conhecer para saber qual método de estudos será mais eficiente, evitando a desistência durante o processo. Além de um ambiente agradável que proporcionará conforto e será livre de distrações. 

“O cronograma precisa ser feito com um tempo a mais para que caso não saia como programado. Dessa forma, a execução das tarefas será feita sem perder o controle dos prazos. Além disso, o mais importante durante o processo de estudos é sempre intercalar as tarefas. É preciso ter momentos de descanso e respeitar o corpo e a mente, o que proporcionará um melhor rendimento durante todo processo de estudos que foi planejado e organizado”, completa Tássia.