Separamos algumas perguntas que são as que geram dúvidas entre os acadêmicos da UniSatc.

O que é PFC?

PFC é o Projeto Final de Curso da UniSatc. Ele faz parte das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação, e permite que o acadêmico realiza o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em formato de artigo científico, ou que opte pelo Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC). É no modelo de ECC que o acadêmico desenvolve modelos de negócios relacionados a produtos e serviços do seu setor de formação. Na metodologia do ECC busca-se desenvolver ideias com potencial de gerar novos empreendimentos com foco em de soluções industriais, comerciais, ou serviços considerando seus aspectos tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, visando modelos de negócios sustentáveis. 

Acesse o Open Cast e saiba mais sobre o PFC.

Qual a vantagem em fazer o ECC?

Além de aplicar os conhecimentos específicos da sua formação, no Empreendimento de Conclusão de Curso o acadêmico realiza uma imersão no universo dos negócios. Ele participa de workshops, palestras e mentorias sobre o desenvolvimento de suas ideias em formato de empreendimento. Essa formação pode ser aplicada em qualquer ambiente de trabalho, desde o universo coorporativo, para quem deseja trabalhar como freelancer, ou ainda iniciar sua trajetória empreendedora. O conteúdo desenvolvido no ECC, o prepara para o mercado de trabalho de forma ampla, com visão para negócios, produtos e serviços. O ECC proporciona aos acadêmicos a preparação para tornar-se analista de negócios.

Inovação é marca do ECC Unisatc

Por que eu devo cursar o ECC?

Durante o ECC os acadêmicos são estimulados a desenvolver seu potencial criativo e inovador por meio de temática relacionada ao seu curso de formação. Busca-se resolver problemas práticos, ou encontrar soluções para situações existentes em empresas ou por elas sugeridos por meio de projetos que resultem em aplicação e ganhos econômicos e ambientais aos setores industrial, de pesquisa, de inovação e de novos negócios, visando o bem-estar social. Você ajuda a desenvolver ideias que possam gerar negócios promissores, aprimora suas habilidades e competências relacionadas a gestão de projetos, aprende a sintetizar e integrar o conhecimento adquirido ao longo da formação acadêmica, sendo orientado por professores e mentores com experiência de mercado. O ECC abre portas para que, por meio do conhecimento adquirido, você possa fazer o que gosta e encontrar sua autorrealização. O mercado de trabalho está passando por transformações de alto impacto e o ECC é um caminho para você ser protagonista da própria carreira.

Quando o aluno pode começar a pensar no seu ECC, e como pode surgir minha ideia?

Ao longo da graduação inúmeras são as possibilidades para iniciar a ideia de seu ECC. Pode ser decorrente de uma atividade na disciplina de Criatividade e Inovação, ou por meio do projeto integrador, por exemplo. Seu ECC também pode nascer de desejo de empreender por meio de uma ideia própria. Ou, ainda, de aplicar seus conhecimentos de mercado visando a melhoria de produto ou serviço que você deseja realizar na empresa em que atua. Fique atento, seu ECC pode nascer de um trabalho em equipe, realizado durante as aulas em qualquer estágio de sua graduação. Faça algo que você acredita e sinta satisfação em desenvolver. Mas se você chegou nesta fase da graduação, deseja desenvolver um ECC e não tem clareza do que realizar, temos ferramentas que vão auxiliar neste momento de decisão e te ajudarão a gerar ideias! Conte conosco!

Se eu optar por fazer um ECC tenho que montar uma empresa?

Não. Ao optar por ECC você vai desenvolver todas as habilidades necessárias para que, caso deseje, possa ter seu negócio. É uma imersão no mundo business e, mais que isso, é a possibilidade de conhecer experiências de profissionais de mercado, com suas visões de como empreender, por meio de workshops e mentorias. Com nossa metodologia você desenvolve habilidades empreendedoras para que, se um dia desejar aplicar, conseguirá. Mas se você deseja dar continuidade ao seu empreendimento logo após a finalização do seu ECC, conte conosco. A SATC conta com uma estrutura de incubação de negócios, em que você poderá instalar sua empresa para dar continuidade na sua jornada empreendedora. No ECC, entregamos conhecimento aplicado, com aderência ao mercado de trabalho atual. É você quem decide o que quer fazer com ele.

Exemplos de ECC:

Metalpass – Personalização de cartões de pagamento: o intuito foi desenvolver um modelo de negócio para personalização de cartões de pagamento (crédito/débito) em metal e gravação a laser por meio de arte escolhida pelo cliente. A customização de cartões permite ao portador exibir sua identidade ou marca, agrega maior segurança e resistência, uma vez que existe a possibilidade de ocultar os dados do cartão ao fazer a conversão. E o torna menos suscetível a riscos ou quebras.

Works – Modelo de negócio para solução do déficit de profissionais na área de tecnologia: o modelo de negócio buscou estabelecer uma ligação entre setores de educação com o mercado de trabalho, o MVP desta startup foi realizado através do recrutamento e capacitação de um jovem na área de tecnologia e da conexão deste profissional com uma empresa de tecnologia. Nesse primeiro momento o MVP foi realizado por meio de contato entre a startup e os envolvidos entretanto, deseja-se evoluir para uma plataforma online para automatizar esse processo no futuro.

Log Z – Gerenciamento de Ferramentas Industriais: pacote de serviços constituídos pela Log Box, armário inteligente, para armazenamento de ferramentas de usinagem, conectado com um sistema que permite o gerenciamento do uso destes utensílios, para atender empresas de pequeno porte, fazendo com que as mesmas possam otimizar seus recursos, gerando economia nos processos de usinagem.

Vai ter um professor para orientar o aluno?

Sim. Durante todo o processo de construção do empreendimento de conclusão de curso, os acadêmicos recebem apoio de especialistas da área de negócios e professores que auxiliam na construção conteudista da pesquisa. No ECC I, opta-se por mentores que colaborem na construção da proposta de empreendimento, de validação do problema, identificação, construção da solução, bem como análise de clientes, concorrentes e formas de monetizar o negócio. No ECC II a orientação poderá ser redirecionada a professores que auxiliem no desenvolvimento prático na área de conhecimento específica de formação.

Tem diferença na banca final de apresentação do trabalho?

A apresentação final do Empreendimento de Conclusão de Curso, ocorre em formato de pitch, com duração de 5 minutos. Nesta apresentação é realizada uma fala breve e objetiva a respeito do produto, serviço ou organização, apresentando os benefícios e valores, a fim de despertar o interesse de quem está ouvindo. Os acadêmicos serão avaliados por profissionais de mercado ou que tenham afinidade ao ecossistema de inovação local, regional e nacional, bem como pelo seu professor orientador. Após sua apresentação, o acadêmico é arguido pela banca do ponto de vista mercadológico, técnico, tecnológico e conceitual, a fim de explorar o conhecimento desenvolvido ao longo de dois semestres.

E o que se avalia no ECC?

A jornada do acadêmico é o ponto principal de avaliação. Além disso, busca-se avaliar quais os aspectos que foram levados em conta para o levantamento e validação do problema que será resolvido com a proposta, como a solução foi validada e se é possível ser executada. Avalia-se qual a proposta de monetização do negócio e quais os canais de vendas. Também se observa os recursos em termos de equipe e estrutura seriam necessários para iniciar o negócio, bem como o desenvolvimento prático do que foi proposto.

O ECC pode ser feito em dupla ou com um colega de outro curso?

Sim. Nesta modalidade entende-se que multidisciplinaridade é um vetor para a construção do conhecimento. Assim somar diferentes expertises que sejam justificadas por competências técnicas ou habilidades humanas, por meio da formação de duplas de acadêmicos de diferentes cursos ou de um mesmo curso, é uma possibilidade para realização do ECC. Nestes casos a validação da formação das duplas deverá obter a anuência do professor da disciplina, bem como do NDE dos cursos, e será aceita mediante à justificativa consolidada.

No ECC tem que entregar alguma coisa escrita/teórica?

Sim. No ECC você desenvolve um artigo científico contendo os aspectos relacionados à transformação da sua ideia em um negócio. Seguindo a Metodologia SATC para o ECC, o artigo é composto por introdução, construção do modelo de negócio subsidiado por dados e abordagem bibliográfica, descrição da solução e sua validação perante ao mercado (similar ao tópico metodologia do TCC) e, quando for o caso, descrição da construção desta solução (similar ao tópico procedimento experimental do TCC). Ao final faz-se uma análise global da capacidade de execução e se a proposta pode tornar-se um negócio promissor.

No ECC o aluno pode escolher, ou indicar, um orientador?

Sim. O acadêmico poderá realizar a indicação de dois nomes, contudo a anuência deste profissional será dada por meio do NDE de cada curso, que levará em conta os conhecimentos necessários para possibilitar o suporte adequado de acordo com a ideia a ser desenvolvida.

Quem me ajuda a construir o meu negócio?

Durante todo o processo de desenvolvimento do ECC, os acadêmicos contam com apoio de professores da disciplina, que auxiliam na construção e validação de negócios, da estrutura metodológica da pesquisa e no direcionamento das ações a serem executadas diante o semestre. Além disso, cada acadêmico contará com um mentor/orientador, que contribuirá no aspecto comercial da proposta bem como na construção conteudista da pesquisa. Todo o conhecimento relacionado a descrição do empreendimento de conclusão de curso, será desenvolvido ao logo de dois semestres. Além disso, os acadêmicos contarão com workshops, palestras e mentorias com profissionais de mercado, integrantes de startups, CEOs de empresas, parte delas incubadas na SATC, que de maneira colaborativa compartilharão suas experiências ao longo de sua jornada empreendedora.