Com a ascensão do Instagram, diversos vendedores vêm a plataforma como forma de promover seus produtos. Algumas lojas utilizam da rede social como forma de duplicar seu faturamento e fidelizar clientes, aproximando os lojistas da população.
“O Instagram se tornou uma espécie de vitrine virtual, é por meio dele que o desejo de compra é despertado. A plataforma é um atrativo, ele traz uma conexão com público, uma proximidade com as pessoas”, explica Jéssica Frasson, proprietária da loja Jéssica Frasson Concept.
A empresária iniciou suas vendas pela plataforma à cerca de nove anos. “Comecei a vender online, por meio de publicações e lives. Hoje em dia já tenho uma loja física, mas 90% da minha clientela é por meio das redes sociais”, relata Jéssica.
Para Marina Bento, as compras online se tornaram uma comodidade, por facilitar tanto a visualização quanto como o processo de compra. “Eu iniciei as compras nas lives da pandemia. Para mim é mais fácil, por já poder ver o produto e por muitas vezes ter promoções que a loja física não possui. Gosto também porque não precisa ir no lugar e ver todos os itens para achar o que gosta”, comenta.
Outros estabelecimentos começaram a utilizar o Instagram na época da pandemia e com a rede social, duplicaram o faturamento. “As lives iniciaram como forma de manter o brechó, e por terem dado certo, continuamos fazendo. Com isso, nosso número de vendas aumentou muito, não só pela venda direta feita pela live, mas também por fazer com que as clientes venham aqui provar ou retirar as roupas. O que aumenta as chances de que comprem outras coisas também”, informa a proprietária do brechó Desencana, Laura Santos.
Desafios de trabalhar utilizando o Instagram
O brechó Desencana realizava lives todo início de semana, mas teve a função bloqueada pelo Instagram, o que afetou diretamente no número de vendas. “A gente sofreu um impacto muito grande porque realmente, hoje é o nosso maior canal de divulgação. Mas esperamos que seja possível reverter esse bloqueio, porque se antes tínhamos um público de 200 pessoas, hoje está limitado a umas 60”, expressa a proprietária.
Atualmente a loja possui uma conta secundária no Instagram, chamada “desencanalive”, que é utilizada como forma de poder continuar a realizar as lives, mesmo que com constância reduzida.
