Uma obra que reúne poesias, sentimentos e histórias. Assim é a obra de Matheus Dutra, 19 anos. O jovem escritor lança, neste sábado (3), seu primeiro livro. “Versos transcorridos, não julgue um livro pela capa” traz uma coletânea dos poemas escritos por Matheus, com histórias e as experiências vivenciadas por ele.

O lançamento será às 10h na livraria Ponto e Virgula, localizada no Shopping Della. “Muitas pessoas me ajudaram durante minha vida e senti em meu âmago que deveria fazer algo como forma de retribuição. Eu sempre escrevi, então pensei: ‘Por qual razão não materializar esse meu trabalho e agradecimento em um livro?”‘, revela o escritor.

Dessa forma, nasceu “Versos Transcorridos”. “Trago os agradecimentos a todos que já estiveram e estão na minha vida e, principalmente, à minha mãe, que sempre foi muito batalhadora e é até hoje meu exemplo de quem eu quero me tornar”, comenta o jovem autor.

O livro é dividido em quatro partes. Na primeira, a história de um garoto afro brasileiro de baixa renda, contada em poesias, com o intuito de dizer que a vida é pura poesia, seja nos momentos bons ou ruins. A segunda parte são palavras positivas e motivacionais da vida. “Na terceira, trago uma crítica social, com temáticas a respeito do racismo, justiça brasileira, política e gênero. E por fim, a quarta seria Sentimentos. E vale lembrar que todas essas temáticas são escritas em forma de poesias”, conta o autor. 

Desafio para lançar Versos Transcorridos

Conforme Matheus, o processo de encontrar uma editora o desmotivou. “Senti vontade de desistir muitas de vezes. Perdi a conta de quantas editoras nem me responderam, outras desligaram na minha cara, outras me ofereceram valores exorbitantes que eu com certeza não tinha condições de pagar”, relembra.

Perto de desistir, quando já não esperava mais um retorno positivo, recebeu o e-mail da editora Dialética, confirmando a intenção de publicar. “Até pensei que fosse spam, mas depois me mandaram uma mensagem no WhatsApp e fiquei feliz demais”, comemora.

Além da venda durante a sessão de autógrafos, o título também está sendo comercializado no site da editora (veja aqui). O valor é de R$ 59,90.

Apoio a outros escritores

O jovem escritor já deu início a mais três projetos, onde um deles priorizará ajudar outros escritores que não tem condição de publicar um livro.

“Uma é a coletânea de jovens autores que possuem talento para a escrita, mas não tinham como lançar nenhuma obra por conta da dificuldade financeira, ou a tremenda dificuldade que tive para achar uma editora, ou até mesmo motivação. Outro livro ao qual também estou escrevendo se chama Vidas Brasileiras, retratando diversos cenários de pessoas comuns que tem muita história para contar. E por fim, a continuação do livro Versos Transcorridos, onde vou trabalhar mais com o gênero narrativo, crônica e contos”, afirmou.