A hora é de se vacinar em Criciúma. Duas ações estão em andamento para reforçar a saúde da população. A vacina contra a Influenza (gripe) está disponível para todos os moradores da cidade, independente da faixa etária. Já contra a Covid-19, a equipe de imunização vai aplicar a terceira dose em adolescentes de 12 a 17 anos.

Quem deseja tomar a vacina contra a Influenza pode procurar os postos de saúde, para a população acima de seis meses. Até o momento, o município está com uma cobertura vacinal de 36,23% nos grupos prioritários contra a Influenza. A liberação segue o regulamento, 70/CIB/2022, vindo do Governo do Estado. 

Para pessoas que enfrentam o quadro de risco, como doenças crônicas, o cuidado é duplicado. “Para mim que estou no quadro de risco a importância é em dobro, porque se você pegar a gripe da Influenza e tem pressão alta ou diabete, tende a piorar e com a vacina fica difícil de contrair”, afirmou a vendedora Tania Maria da Silva. 

De acordo com o gerente da Vigilância em Saúde, Samuel Bucco, as vacinas ficarão disponíveis enquanto durarem os estoques. “Hoje, temos em nosso estoque mais de 32.560 doses disponíveis, as pessoas que se interessarem precisam ir o quanto antes a uma das unidades de saúde e garantir a sua dose”, alertou.

Reforço da Covid para adolescentes

A aplicação pode ser feita após o intervalo de quatro meses depois do recebimento da segunda dose. Para se vacinar, o jovem teve ir um posto de saúde com o responsável, e apresentar a carteira nacional do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Bucco ressalta que o reforço da imunização é essencial no enfrentamento ao vírus. “Sabemos que, a partir de quatro meses, o efeito do imunizante tende a diminuir, reduzindo mais significativamente a partir de cinco meses. Por isso, para mantermos o cenário estável, e seguir com a redução no número de casos e internações, as pessoas devem continuar procurando os postos para se imunizar”, destacou.

 A jovem Isabelle Silvano, de 14 anos, pretende fazer a terceira dose da vacina. “Soube através de outra pessoa que a terceira dose foi liberada”, afirmou.

Por outro lado, a estudante Laura Magalhães de Brida, de 17 anos, estava na espera de uma confirmação oficial do reforço da vacina. “Já tinha ouvido alguns comentários a respeito, mas nenhuma confirmação ou nota verídica”, ressaltou.

Para saber se já está na hora de tomar a dose de reforço basta acessar a calculadora do site Minha Vacina. 

Texto: Monique Amboni e Roberta Martins. Com informações das jornalistas Débora Corrêa e Ana De Mattia (Decom).