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Todos concordamos que os jogos olímpicos são a maior festa do esporte mundial no planeta redondo que, carinhosamente, chamamos de Terra. A edição, que aconteceria em 2020 em Tóquio, foi a primeira da Era Moderna a ser adiada e, devido a pandemia do coronavirus (Covid-19), será realizada no ano ímpar de 2021 na mesma cidade.

No entanto, a mudança de data não causou, necessariamente, a mudança na marca que continuará a ser chamada de Tóquio 2020. As marcas sobrevivem, ou melhor, tentam sobreviver às mudanças expostas pelas condições que lhes são apresentadas. É por isso, que agora, vamos falar de uma outra olimpíada a ser disputada por aquelas marcas que querem alcançar seus objetivos: melhorar a experiência de seus usuários.

Mas afinal, o que é User Experience?

O UX Design – área cujo ponto principal é fazer com que o usuário tenha a melhor experiência possível com o produto ou serviço de uma empresa -, tem se destacado a cada dia pelos resultados apresentados em todos os indicadores de qualidade adotados pelas organizações.

O termo User Experience Design que significa Design de Experiência do usuário, em bom português, surge inicialmente no universo do Design. No entanto, rompe fronteiras e passa a ser absorvida pelas mais diversas áreas que pretendem otimizar os resultados e, sobretudo, ampliar seu relacionamento com os consumidores. Assim, gestores, administradores, publicitários, passam a ter em mãos uma poderosa ferramenta para ajudá-los em suas tomadas de decisão cotidiana.

Experiência do Usuário em destaque

Em seu Medium, a Aela.io, nos mostra que “a experiência de um usuário abrange um universo muito maior, começando desde a pesquisa pelo produto, passando pela interação com os processos de compra e venda, o recebimento do produto, sua utilização e, por fim, serviços de pós-venda”, ou seja, o UX Design está mais na jornada que o usuário tem com a sua marca do que, especificamente, com alguma área isolada.

E é justamente essa completude que vem tornando cada vez mais os resultados surpreendentes e encantando CEO’s, Chairmen, Heads e todo profissional orientado pelos resultados. Até mesmo porque o UX Design envolve habilidades e competências multidisciplinares que envolvem áreas como interação, arquitetura da informação, storytelling, psicologia, design thinking, enfim, uma gama de possibilidades para otimizar todos os pontos de contato da marca e, com isso, melhorar a experiência de cada usuário.

User Experience e Plataformas Digitais 2

Nessa maratona olímpica para adquirir cada vez mais relevância na mente e no coração dos usuários, que no ambiente virtual passa a ter possibilidades ilimitadas de comparação entre as marcas, não foi difícil entender como as plataformas digitais foram beber na fonte do UX Design para buscar seus diferenciais competitivos e, obviamente, posicionar-se de maneira marcante como nos mostra.

Em seu artigo no webtrends, o designer Adriano Luz: “na era da internet e dos smartphones, a usabilidade de um site, aplicativo móvel ou software determinará amplamente seu sucesso no mercado, afinal, toda e qualquer jornada online que um usuário realiza deve ser cuidadosamente pensada para proporcionar a melhor experiência e só assim, será possível vencer essa maratona”.

Como melhor a experiência do usuário?

Pois bem, se qualquer marca, grande ou pequena, online ou offline, de produto ou serviço, que queira sair vitoriosa dessa olimpíada cotidiana e que busca estar sempre pronta para resolver problemas e proporcionar a melhor experiência aos seus usuários, só existe uma certeza: não se deve negligenciar a experiência dele [o usuário].

E é exatamente isso que a pós-graduação em User Experience e Plataformas Digitais da UniSatc pretende te ajudar. A encontrar caminhos, a desenhar estratégias e a selecionar ferramentas que te ajudem a conquistar mais este tento.

Gutemberg Geraldes

Coordenador do curso de Pós-graduação em User Experience e Plataformas Digitais.