Os cursos de Design e Engenharia Mecatrônica da UniSatc estão promovendo o evento ‘Construindo um legado estelar’. O evento, que ocorre nos dias 17 e 18 de setembro, no campus do centro universitário, tem como objetivo proporcionar uma compreensão profunda da dinâmica interdisciplinar no desenvolvimento de protótipos. A iniciativa conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Haverá competição para participantes que forem caracterizados de personagens de cosplay.
Com início às 13h30min do dia 17, o evento contará com uma palestra sobre os desafios tecnológicos e as oportunidades para a criação de novos negócios, inspirados pela cultura pop. Na sequência, serão realizadas oficinas criativas de tecnologia e design, onde os participantes poderão mergulhar em projetos práticos, explorando ideias inovadoras em um ambiente colaborativo. As oficinas serão conduzidas por especialistas e encerrarão às 17h30min.
À noite, às 19h15min, uma mesa redonda discutirá a influência da cultura Nerd e Pop na sociedade, proporcionando uma visão abrangente dos desafios e oportunidades na trajetória dos profissionais dessas áreas. A programação do primeiro dia se encerrará às 20h30min, com uma competição de cosplay, onde o público escolherá os três melhores participantes.
No segundo dia do evento (18), as atividades serão retomadas às 13h30min com a conclusão das oficinas criativas. Os participantes terão a oportunidade de finalizar e apresentar seus protótipos, inspirados na cultura geek e pop. Às 17h, uma mesa redonda final permitirá que os participantes compartilhem suas experiências e aprendizados, estabelecendo conexões para o futuro. O evento será concluído às 19h10min, com uma palestra sobre tecnologias emergentes e seus impactos, apresentando cases como o Cyber Dog e o Starlink.
O ‘Construindo um legado estelar’ é totalmente gratuito e será realizado de forma híbrida, com participação presencial e transmissão ao vivo pelo YouTube. A iniciativa visa democratizar o acesso ao evento, permitindo que pessoas de todas as partes de Santa Catarina participem virtualmente. A estimativa é que 300 pessoas compareçam presencialmente, incluindo alunos dos cursos técnicos, de graduação e público externo.
Para o coordenador do curso de Engenharia Mecatrônica e um dos organizadores do evento, João Mota Neto, o intuito é inspirar os participantes a explorar novas possibilidades, aprender com especialistas e, acima de tudo, colaborar em um ambiente que valoriza a criatividade e a diversidade. “Estamos ansiosos para ver como essas interações vão gerar protótipos que não só representam o que há de mais avançado em tecnologia e design, mas também refletem o espírito colaborativo e a paixão que impulsionam essas áreas”, enaltece.