As turminhas do Ensino Fundamental do Colégio Satc conheceram a origem e o passado da instituição a partir de uma divertida e animada contação de histórias realizada pela professora Sinara Cardoso. A proposta trabalhou de forma lúdica e interativa a trajetória da Satc desde a sua inauguração no dia dois de maio de 1959 até o momento atual.

“Essa contação está vinculada a história da Satc, pois traz na apostila didática a abordagem sobre a história de sua escola, assim a proposta de contar a nossa origem é importante para que as crianças experienciassem de forma lúdica a trajetória de muitas pessoas de nossa cidade e região e quiçá até de algum parente”, conta a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Satc, Sandra Marcon.

A abordagem principal da ação foi o início da exploração do carvão no município de Criciúma e a necessidade de uma escola para acolher os filhos dos mineiros. “A história da Satc está diretamente ligada ao início das atividades do carvão na cidade e para mostrar aos alunos que a nossa instituição foi importante para a educação naquela época e hoje ela segue realizando esse papel de ensinar e transformar a vida das pessoas por meio da educação”, destaca a coordenadora.

Proporcionar métodos educacionais que fogem ao que é utilizado no ensino regular faz com que os alunos tenham contato com uma nova forma de aprender. “Conforme estudos e pesquisas de abordagem da neurociência, tudo aquilo que vivenciamos de forma prática torna-se conhecimento efetivo e fica registrado em nossa memória de longo prazo, por isso a necessidade de estarmos sempre atentos ao planejamento de atividades que façam sentido à vida dos alunos, como a que foi realizada com os 3ºs anos”, enfatiza Sandra.

Além disso, as crianças puderam explorar em sala de aula um livro que conta a história da Satc. A partir disso, as turmas foram divididas em grupos e foi construído um quiz pelos alunos, referente ao que vivenciaram durante a contação de histórias.