A realização de atividades práticas no ambiente escolar faz com que os conteúdos e matérias sejam melhor absorvidos e compreendidos pelos alunos. No Colégio Satc, a produção de projetos e atividades práticas estão presentes em todos os níveis de ensino e em diferentes disciplinas, com o propósito de tornar o aprendizado um processo mais prazeroso e produtivo. Seguindo nessa perspectiva, o ‘Projeto Maker’ idealizado na disciplina de Tecnologias Aplicadas, foi realizado com as turmas do 8º ano, visando a construção de robôs a partir de materiais recicláveis.

A proposta reuniu conteúdos de geografia, circuitos elétricos e produção audiovisual, com foco no trabalho em equipe. “A atividade iniciou com uma pesquisa das regiões de Santa Catarina, onde os alunos precisaram buscar informações sobre população, território, cultura, gastronomia, enfim, todas as características de uma região ou de uma cidade específica, para depois disse criaram os robôs a partir das particularidades dos locais”, explica a professora, Daniela Scotti.

Para a elaboração do projeto, os alunos produziram a estrutura dos robôs com materiais recicláveis e construíram uma parte elétrica para a movimentação do mesmo. “Esses robôs possuem uma base com dois motores, duas rodinhas que ligados a um controle conseguem se movimentar, através de botões de pulsos elétricos”, salienta a professora.

Além dos conceitos tecnológicos vistos nas aulas de Tecnologias Aplicadas, os alunos puderem vivenciar diferentes temáticas em um único projeto. “Foram vários os aspectos que elencamos com essa proposta visando a interdisciplinaridade. Trabalhamos desde a questão da geografia com as pesquisas regionais, depois trabalhamos com a parte da elétrica onde vimos toda a área de componentes eletrônicos, teve também o desenvolvimento de artigos e roteiros para a produção de um vídeo, e claro, a construção Maker”, destaca Daniela.

Os trabalhos estão expostos no pátio do Ensino Fundamental, com os robôs e vídeos produzidos pelas turmas do 8ª ano A, B, C e D.