As ações de consumo realizadas pelas pessoas refletem diretamente na biodiversidade do mundo, visto que, muitos materiais jogados na natureza podem levar 100, 200 e até 500 anos para se decomporem. Como é o caso do canudo plástico, que por ser pequeno e maleável passa despercebido pelo descarte das pessoas e acaba sendo um dos grandes vilões do ecossistema aquático. Pensando em encontrar soluções para esse problema, que as turmas dos 7º anos do Colégio Satc foram desafiadas pelos professores a desenvolvem protótipos de canudos ecológicos.

A proposta está ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir do objetivo 12, que fala sobre o ‘Consumo e produção responsáveis’. Com o envolvimento de diferentes disciplinas, os alunos irão participar de atividades ao longo do ano visando o consumo consciente do plástico e a preservação da natureza.

“Iremos trabalhar com as turmas a temática ‘Lixo: o perigo oculto dos canudos plásticos”, que tem como foco o canudinho, porque ele traz um problema muito grande para as questões de vida marinha. Resolvemos trabalhar essa proposta, porque o problema é quando esses materiais são descartados no meio ambiente e que levam à morte diversas espécies de animais e para diminuir esse obstáculo, a gente visa trabalhar com os alunos a conscientização”, explica a professora de Ciências, Fabiani Cichella.

Cada educador irá trabalhar uma atividade dentro da sua disciplina. Para o início do projeto, foi lançado o desafio em que os estudantes terão que pensar em um canudo alternativo, que não polua e que não seja de plástico. “Além de produzirem o próprio de canudo, os alunos irão desenvolver folders contanto a história do produto criado por eles e irão trazer mais informações sobre a vida marinha, como a quantidade de animais que estão entrando em extinção por conta da poluição”, enfatiza Fabiani.

Ainda conforme a professa uma das finalidades da proposta é informar as pessoas sobre números, porcentagens e os perigos dos canudos plásticos na natureza. “Algumas disciplinas irão trazer dados dessa questão da quantidade de canudos que podem ser evitados de serem jogados no mar ou que já foram descartados. Serão produzidos também, vídeos em algumas aulas onde o aluno irá mostrar o que acontece com os canudos jogados na natureza e qual a solução para isso”, ressalta.

Estão sendo contempladas no projeto as aulas de Português, Artes, Ciências, Tecnologias Aplicadas, História, Matemática, Educação Física e Pilares para a vida.