Anemômetro, termômetro. Termos técnicos que já fazem parte do aprendizado das turmas do 3º ano do ensino fundamental, anos iniciais, do Colégio Satc. Nesta terça-feira (13) a aula prática foi junto à estação meteorológica que está instalada no terreno da Satc. Os alunos puderam aprender sobre os equipamentos que fazem a leitura do vento, chuva e temperatura, e mandam os dados diretamente para os computadores.

Instalada no Centro Tecnológico Satc (CTSatc) a estação meteorológica é uma ferramenta importante que ajuda na observação do clima. Para o pequeno Marcelo Macan Fritzen, o passei foi bem interessante. “Achei muito legal. Aprendi tudo, os nomes e para que serve. Essa é a biruta, que serve pra ver a direção do vento”, comentou.

Cada turma veio de micro-ônibus e de Kombi, para respeitar os distanciamentos, e com as professoras Geisiane Feltrin, Juliane Farias e Josiane Silveira. No CT, os grupos foram recebidos pelo pesquisador William Sant’Anna, que explicou o funcionamento de cada equipamento.

Inicialmente, os alunos conheceram a estação onde são feitas as coletas manuais. Depois, observaram os equipamentos que realizam a coleta de dados de forma automática e enviam para os computadores instalados no CT.

A proposta da visita faz parte do projeto literário que as professoras estão desenvolvendo com as turmas. Os alunos estão trabalhando o projeto “Carolina e o vento”, com base no livro do mesmo nome de Samuel Murgel Branco. “Carolina, a personagem principal, aprende mais sobre o vento e a importância dele na natureza. Por isso, decidimos trazer as crianças aqui para conhecer mais sobre a estação e o próprio vento”, afirmou a professora Josiane.