Aprender se divertindo. A proposta desenvolvida nas aulas de Ciências com as turmas do 1º ano do ensino fundamental, anos iniciais, serviu para que eles aprendessem sobre os órgãos internos. A proposta da aula surgiu em decorrência dos estudos sobre a importância das atividades físicas no cotidiano. Os alunos aprenderam mais sobre os pulmões e o coração. Os órgãos eram bovinos.
Várias dinâmicas foram vivenciadas, inicialmente com a metodologia da sala de aula invertida com a parceria das famílias, logo com os registros escritos, ilustrados e vídeos destacando os alunos praticando/brincando em diferentes atividades físicas, valorizando a saúde física e mental.
Para melhor compreensão de como o corpo humano trabalha quando as pessoas “mexem o esqueleto”, a prática foi no Laboratório de Ciências. A professora Zenaíde Topanotti explicou como ocorre o processo de respiração e as batidas do coração quando estamos parados e quando nos movimentamos.
A proposta é algo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca ser necessário trabalhar com as turmas. Conforme o documento, é de suma importância, localizar, nomear e representar graficamente partes do corpo humano e explicar suas funções.
As crianças participaram com muito interesse e curiosidade, observando com muita atenção as falas da professora Zê, destacando inclusive novas palavras para os seus vocabulários, entre elas, alvéolos pulmonares (carinhosamente entendido como balõezinhos). A aula foi especial e muitos alunos quiseram tocar nos órgãos e ficaram felizes em vivenciar essa experiência. As professoras Taís/Geise, Thalita/Jussiara e Emanuele/Fernanda acompanharam as atividades.