Na tarde desta quinta-feira (6) as turmas de 1º ano do ensino fundamental do Colégio Satc aprenderam sobre educação financeira. As turminhas receberam as gerentes Luana Caetano e Andressa Cardoso, do Sicredi, para entender mais do tema.

A iniciativa faz parte do projeto “De onde vem o dinheiro”, uma parceria do banco com Mauricio de Souza, trazendo vídeos educativos com a Turma da Mônica para aproximar ainda mais os alunos da educação financeira.

No ensino fundamental, as crianças têm a disciplina Pilares para a vida, que é um módulo em sua apostila dedicado ao assunto. A ideia é que eles, desde pequenos, já estejam inseridos em um assunto tão importante. As crianças vêm aprendendo lições como o desejo e necessidade de compra, poupar e economizar e conversas em sala de aula.

Conforme a professora do 1º ano C, Beatriz Fontana, além dos pequenos desenvolverem a consciência da importância de economizar e qual é a fonte do dinheiro, eles também levam esse ensinamento para casa. “Como crianças, tudo que eles veem, acabam querendo. Então, quando começam a ver que o dinheiro vem do trabalho, e que os pais não conseguem o dinheiro de jeito fácil, surge essa consciência de que nem tudo que eles querem eles vão conseguir. Por isso eles devem economizar”.

De acordo com Luana, o projeto surgiu com a preocupação de levar a educação financeira as crianças. Durante a conversa foram abordadas questões como de onde o dinheiro vem, como economizar e a importância deste ato e do orçamento familiar.

“A inadimplência no Brasil vem crescendo absurdamente. Entendemos que mostrando isso desde pequeno eles vão ter a consciência. Nessa fase tudo vem de uma forma positiva, e trazendo essa linguagem da turma da Mônica mostrando pra eles que é importante cuidar do dinheiro eu creio que vai impactar de alguma forma”, explica a gerente. 

Andressa ainda ressaltou que nem tudo que as crianças querem necessita de dinheiro. Ponto esse que foi bem recebido pelos alunos que também acrescentaram falas, como o estudante do 1º ano C, Augusto Savi. “A gente aprendeu que não pode gastar muito. Temos que economizar para poder comprar o que a gente quer. Dormir não precisa de dinheiro, subir em árvore não precisa de dinheiro. Aprendi também que é do trabalho que vem o dinheiro”, comentou Augusto.

No final da conversa os pequenos também receberam um brinde, cofrinhos e uma revistinha da turma da Mônica. Tudo para que eles possam colocar em prática o que aprenderam.