Observar na prática os conhecimentos que são discutidos em sala de aula. A turma da 1ª fase do curso de Engenharia Mecatrônica da UniSatc realizou uma visita técnica. A empresa escolhida foi a Metalúrgica Olivo, em Siderópolis.

A atividade consistiu em conhecer os processos práticos que são desenvolvidos na indústria. Durante a visita, o supervisor Marlon explicou de forma detalhada aos acadêmicos os processos de soldagem através de braços robóticos, corte a laser e tempera com aquecimento a indução elétrica.

Estudantes conheceram processos industriais

O supervisor demonstrou as particularidades das linguagens de programação e hardware entre de robôs chineses e europeus, a fim de, ressaltar a importância do conhecimento multidisciplinar para realizar adaptações necessárias para integrar o processo produtivo da empresa, bem como, o procedimento de instalar e startup de robôs.   

No processo de tempera, ocorre no aço através de indução elétrica e após o aquecimento do metal ele é resfriado rapidamente através de água. “O processo nos chamou atenção pela agilidade do aquecimento do metal, o qual economiza muito tempo se comparado ao método de aquecimento com fornos”, comentou o acadêmico Henrique.

“A visita técnica tem por finalidade proporcionar aos acadêmicos um primeiro contato com as diferentes áreas de formação do engenheiro mecatrônico para visualizarem na prática a aplicação de conceitos, técnicas e métodos que são ensinados nos laboratórios da UniSatc”, informou o coordenador do curso, João Mota Neto.