Todo ano surgem novas tendências de moda, sejam de roupas, sapatos, cores ou acessórios. Em 2022, não será diferente. Os comerciantes de lojas de vestuário já estão de olho no que pode ser sucesso ou não durante as estações deste ano.

De acordo com a lojista Maiara Reus Fressa, a pandemia mudou a consciência dos consumidores. As marcas de roupas e acessórios se adaptaram a isso.

“Hoje, apesar de o fashion estar muito rápido, os consumidores estão mais conscientes e passaram a reutilizar tendências passadas. Então as marcas estão com medo de arriscar e lançar peças muito diferentes. Por isso, na minha percepção, essas marcas buscam pegar peças certeiras que já foram sucesso de vendas em outros anos, e alteram um detalhe ou outro para fazer um novo lançamento”, comentou.

O final do verão segue com a mesma proposta de 2021, mas já há novidades para o outono e inverno 2022.

“Para o verão, as tendências continuarão sendo as cores vibrantes. Já durante o inverno, eu apostaria em botas abaixo do joelho, de salto e bico fino. Nas roupas em tons terrosos, como o marrom e a terracota. Ou ainda em peças de cor laranja, em tecidos e acessórios de couro e bastante animal print”, opinou Maiara.

Mas de onde vêm as tendências de moda?

Há alguns anos, muitas pessoas costumavam acompanhar as tendências de moda por meio de revistas. Hoje, as referências são outras.

“Durante a faculdade de moda nós costumamos usar como base os sites especializados, que fazem estudos de cores e da moda dos anos futuros. Mas hoje, como proprietária de uma loja, percebo que a moda se transforma de maneira muito rápida, por isso me baseio no que atrizes e influenciadoras digitais usam. Também utilizo referências de moda de outros países, como os da Europa ou os Estados Unidos, para abrir a mente dos clientes para roupas diferentes das que eles costumam usar, fazendo com que eles se acostumem com a ideia de peças específicas”, relatou a lojista.