A formação técnica acelera a entrada do aluno no mercado de trabalho e faz com que os jovens tenham a qualificação e especialização necessária para conquistar vagas importantes. Mas como garantir que o candidato vai se sair bem na entrevista do estágio? Foi pensando em auxiliar na preparação dos estudantes das fases finais do Ensino Técnico do Colégio Satc, que a turma da 1ª fase do técnico em administração desenvolveu manual digital. Na proposta, as equipes abordaram as técnicas de recrutamento e seleção de empresas da região e elencaram as melhores práticas na hora de uma entrevista de emprego.

Para colocar em prática os conteúdos relacionados à área de recursos humanos, os estudantes de administração aplicaram uma pesquisa com empresas de diferentes portes. “Nos projetos as equipes abordaram as formas de recrutamento, técnicas de seleção, seleção on-line e ferramentas tecnológicas utilizadas pelos empreendimentos. Com a finalização da pesquisa, os alunos puderam analisar os dados, fazer sugestões e elaborar o artigo científico, englobando todas as temáticas estudadas”, explica a professora do Colégio Satc, Sigrid Mota.  

Divididos em equipes, os estudantes precisaram formar uma construção científica sobre a temática e apresentá-las para uma banca julgadora. “Esse formato educacional estimula o desenvolvimento de atividades na prática e isso vai ajudá-los a entrar no mercado de trabalho. Imagina esse jovem que apresentou uma banca na 1ª fase do curso, o quanto de informação que ele trouxe da empresa, que compartilhou no grupo. Tudo isso é aprendizagem”, destaca a coordenadora do técnico em Administração, Adriana Just.

Como forma de aplicar as teorias e transformá-las em conteúdo, os grupos montaram manuais visando auxiliar os colegas de todos os cursos na hora das entrevistas de estágio. “O material fala sobre o perfil técnico e comportamental, critérios na apresentação pessoal do candidato, a utilização do inglês e fundamentos da gestão, tudo isso para a entrega de um manual completo”, informa a professora do Colégio Satc, Sigrid Mota.

De acordo com a coordenadora, o produto final produzido pelas equipes impactará em alunos de diferentes áreas. “Elencar as melhores práticas, permite uma assertividade na hora da entrevista para quem montou o manual quanto aos alunos dos demeias cursos que receberão o material. Quanto mais projetos, proximidade com as empresas dentro do curso, esses alunos sairão ainda mais preparados na conclusão do técnico”, finaliza.

O projeto foi realizado em diversas etapas e envolveu os componentes curriculares das disciplinas de gestão de pessoas, business english I, informática aplicada, estatística aplicada, finanças, fundamentos da administração e comunicação empresarial.