O ecossistema de inovação da Satc emplacou mais uma startup no Programa Centelha de Santa Catarina. A Log Z foi uma das selecionadas e passará a receber recursos financeiros, capacitações e suporte do programa. Desenvolvida por alunos do Centro Universitário Satc (UniSatc), a startup passou por toda a metodologia de inovação e empreendedorismo adotada pela Satc e, atualmente, está incubada no Colearning.

A ideia de criar a Log Z foi do Vinícius Paes, acadêmico de Engenharia Mecânica. Ele convidou o acadêmico de Engenharia Mecatrônica, Felipe Paes, para fazer parte do negócio e os dois decidiram entrar no Cocreation, a pré-incubadora de startups da Satc. Após transformarem a ideia em negócio dentro da pré-incubadora, o acadêmico de Engenharia Mecatrônica, que já estava se encaminhando para a reta final do curso, deu continuidade na implantação da empresa através do Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC).

O ECC é uma metodologia que a Satc incorporou no projeto final de curso para que o aluno tenha a possibilidade de reunir todos os conteúdos que adquiriu durante a graduação para empreender. Segundo a professora Pâmela Milak, é uma forma de dar suporte aos acadêmicos que tenham vontade de abrir o próprio negócio, mas não sabem por onde começar.

“A gente busca construir modelos de negócios promissores nas mais variadas áreas de atuação, onde o acadêmico consegue desenvolver habilidades em análise de negócios a fim de gerar retorno financeiro. Então o aluno passa por todas as fases de construção do negócio, desde ideação, validação, prototipação, até a captação de fomento”, detalha.

Um dos papeis da instituição é ficar atenta ao que está acontecendo no mercado e levar para dentro da sala de aula. E uma das formas é apresentando os programas de incentivo às startups, como o Centelha. “A gente fica feliz de ver que dentro dos programas que existem na Satc, estamos conseguindo fazer com que os acadêmicos iniciem uma ideia, tenham um apoio para apostar nessa ideia e fazer o negócio crescer”, ressalta a professora.

A startup e o suporte do Colearning

A Log Z consiste em um software para o gerenciamento de ferramentas de usinagem. O intuito é oferecer para as empresas de pequeno e médio porte mais facilidade para fazer o controle de estoque dentro dos almoxarifados.

“É comum hoje entrar na indústria e ver furos de estoque, itens obsoletos em excesso e itens que são essenciais faltando na ‘hora H’, principalmente as ferramentas de usinagem, que são usadas diretamente no processo produtivo do cliente e afetam diretamente no faturamento das indústrias”, afirma o CEO da Log Z, Vinícius Paes.

O software desenvolvido pela startup otimiza o processo de utilização das ferramentas e entrega ao gestor dados para que ele faça o gerenciamento do estoque de maneira mais assertiva.

Na prática, o software é instalado em um microcomputador, no qual o operador faz um login, escolhe a ferramenta e a quantidade que quer, especifica onde vai usar e faz a requisição. Esses dados ficam armazenados em uma rede dentro da plataforma. “Dessa forma, o gestor pode ver quais as maquinas e ferramentas mais consumidas e fazer a gestão tendo um norte pra reduzir custos”, completa Paes.

Atualmente, para consolidar o negócio e implementar esse sistema, a Log Z está incubada no Colearning, a incubadora de startups da Satc. Os empreendedores ficaram aptos para entrarem na incubadora, após concluírem o ciclo e fazerem a validação do negócio no Cocreation e ECC.

Agora, no Colearning, eles recebem mentorias e suporte para avançarem em questões mais burocráticas da criação de uma empresa, como nas áreas jurídica, administrativa e financeira. Segundo a host do Colearning, Carol Paris, cada startup recebe suporte individualizado, de acordo com o nível de maturidade em que ela se encontra.

“Nós oferecemos suporte técnico, mentorias, workshops e infraestrutura. Desta forma, as startups podem alavancar seus negócios até alcançarem a independência para conseguirem caminhar com as próprias pernas”, destaca a host.

Após entrar na incubadora, a Log Z cresceu e, hoje, é composta pelo CEO, Vinícius Paes; o CFO, Felipe Paes; e o CTO, Eduardo Schanatto. Todos acadêmicos da UniSatc.

O Programa Centelha

O Centelha é um programa da Fapesc e do FINEP. A ideia é estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora em Santa Catarina. A iniciativa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso.