Imagem ilustrativa: AbobeStock
O Big Brother Brasil 2021, o chamado Big dos Bigs, pela participação de celebridades cada vez mais conhecidas do público, tem garantido recorde de audiência à emissora, novos patrocinadores de peso e engajamento nunca visto em edições anteriores. Em contrapartida, a imagem de muitos dos jogadores tem sido afetada, resultando em índices de rejeição altos, cancelamentos nas redes sociais e contratos desfeitos. A cantora Karol Conká que o diga!
Os assessores da rapper precisaram agir rápido com um Plano de Comunicação Estratégica que pudesse reverter os danos causados com a exposição negativa de Karol no programa. Novos profissionais se juntaram à equipe da cantora para amenizar os estragos. Vem funcionando. Mesmo perdendo milhares de seguidores, ela começa a melhorar o engajamento e os discursos de ódio em seu perfil estão cada vez mais escassos. A Globo, inclusive, já anunciou uma série com a trajetória de vida da artista para a plataforma Globoplay.
Reerguer a imagem de Karol foi imprescindível não somente para artista, mas para o programa comandado pelo big boss Boninho. Deixar um passivo negativo na carreira de famosos como Projota, Carla Diaz e Karol pode espantar novos players em 2022, o que seria um desastre nos planos da Globo que apostou nos famosos para levantar o reality.
Como atuar em uma gestão de crise?
O fato é que a edição de 2021 tem nos ensinado que a gestão de crise, a comunicação estratégica de empresas e celebridades é questão de sobrevivência em tempos de cancelamento e interação imediata do público.
Desta forma, participantes com notoriedade aqui fora precisam estar preparados com uma boa e competente equipe de profissionais da comunicação e um belo comitê de crise.
Projota foi outro exemplo que precisou do amparo dos assessores aqui fora. Logo que deixou a casa, o rapper mudou o discurso e acolheu as críticas do público. Trocou de postura e foi perceptível que passou por um bom media training antes de conceder as entrevistas na semana de eliminação. Sua gestão de crise agiu rápido, afinal, neste caso, tempo pode ser sinônimo de novos contratos sim!
Assessor, esteja preparado!
Assim como no BBB, empresas e organizações também passam por problema de reputação, imagem ou cancelamentos. Por isso, estar bem assessorado é estrategicamente necessário para o sucesso dos negócios.
Casos como o dos participantes do programa ensinam muito às marcas em como lidar em situações problemáticas. É fazer do limão, uma limonada. É transformar crise, em causa. Porém, lembrando-se sempre que a primeira lição para sair de uma crise é ser genuíno.
Karina Woehl de Farias
Coordenadora do curso de Pós-graduação de Comunicação Estratégica