Imagem ilustrativa: AdobeStock

Costumeiramente, se fala que no Brasil as inovações e tecnologias demoram a chegar… 5, 10 e até anos em relação as indústrias nos Estados Unidos da América, na Europa ou na Ásia. Claro, pesa o fato da esmagadora maioria das empresas de tecnologia – das mais variadas áreas possíveis – estarem nesses três continentes.

O exemplo mais recente, até então, nessa discussão é a transformação dos nossos parques fabris em indústrias 4.0 em um tempo hábil, uma vez que em países como EUA, Alemanha, Japão, China e Coréia do Sul já há diversas indústrias trabalhando sob este novo conceito.

Obviamente não podemos tratar esta diferença temporal como uma verdade absoluta aqui, pois, temos sim indústrias sintonizadas nestes movimentos tecnológicos e fazem sua parte aqui, porém, como estamos num país de dimensões continentais e com grande maioria de suas indústrias trabalhando com máquinas, equipamentos e processos desatualizados, estas poucas high tech industries que temos, pouco se destacam.

O que mudou com a indústria 4.0?

A indústria 4.0 tem a premissa de revolucionar a produção industrial com aumento da eficiência operacional, desenvolvimento de novos modelos de negócios, serviços e produtos, permitindo o planejamento da produção em tempo real e a otimização dinâmica em contraste com a previsão convencional.

Estima-se que as ferramentas e avanços tecnológicos desenvolvidos pela Indústria 4.0 terão um papel significativo na melhoria da qualidade de vida da sociedade a fim de possibilitar uma vida mais feliz, motivada, satisfeita e com mais tempo para o lazer.

Enquanto ainda assimilamos da melhor forma o conceito de indústria 4.0, de como implementar aqui e acolá, análises de custo-benefício, estabilidade do mercado futuro, entre outros, já nos bate à porta, como consequência da Indústria 4.0, a Sociedade 5.0!

Este conceito recente foi desenvolvido no Japão, devido à preocupação do envelhecimento da sua população. Em linhas gerais, a Sociedade 5.0 reúne o uso de ferramentas e tecnologias desenvolvidas pela Indústria 4.0 em prol da humanidade, criando uma visão otimista e benéfica dos sistemas inteligentes, desenvolvidos pela Indústria 4.0.

Há ligação entre a Industria 4.0 e 5.0?

A relação entre estes dois conceitos possibilita a promoção da inovação nos mais diversos segmentos da indústria e serviços, potencializando a transformação tecnológica de todas as regiões do país. Com isso, não caminhamos apenas para uma sociedade mais produtiva, feliz e satisfeita, mas para uma sociedade superinteligente, onde as conexões entre pessoas, processos e sistemas serão maiores e melhores.

Todavia, a implementação tecnológica do primeiro conceito, para o desenvolvimento do segundo e a relação de ambos, inevitavelmente passa pela qualificação pessoal, desenvolvimento intelectual e das hard skills… Como resultado prático, um vasto campo profissional se apresenta para ser explorado em todos as áreas de atuação.

João Mota Neto

Coordenador da Pós-graduação em Inteligência Aplicada a Indústria e Inovação 5.0.